Amanhã é o Dia Sem Carro

Este é um verdadeiro paradoxo: ao mesmo tempo que Santos tem quase 25 km de ciclovias (contando com a etapa da Avenida Ana Costa, que está quase pronta), a cidade também ostenta o nada sustentável título de um dos municípios com maior número de automóveis per capita. Estamos falando de 1 carro para cada 1,9 habitantes – mais do que Curitiba (1,6), Campinas (1,7) e até São Paulo (1,9).

Amanhã é a nossa chance de chamar a atenção dos santistas (e brasileiros) para a necessidade de, nem que de vez em quando, deixar o carro na garagem. O Dia Sem Carro acontece anualmente em 22 de setembro em todo o mundo.

Tentar equacionar a verdadeira necessidade do transporte individual não é das tarefas mais fáceis. Falo por experiência própria. No meu dia a dia, tento optar por andar à pé ou de bicicleta, mas gostaria de ser ainda mais engajada.

Atrás do volante, nos sentimos protegidos. No ônibus, precisamos compartilhar nosso espaço com outras pessoas. Na bicicleta, corremos riscos o tempo inteiro. À pé, sabemos que há lugares onde não conseguimos chegar. O transporte público aqui na região é caro e nem sempre eficiente; para quem pedala, há o problema da falta de locais para deixar a bicicleta. Mas tudo isso parece café pequeno quando pensamos que a poluição, os congestionamentos e problemas gerados por tantos veículos nas ruas estão deixando a cidade cada vez mais insustentável, concordam?

Amanhã (e em outros dias do ano), pretendo não usar meu carro. Um dia não faz diferença? Eu acho que faz. Vamos ocupar os espaços da nossa cidade com pessoas, e não carros. Essa é uma das medidas possíveis pra gente manter aqui a qualidade de vida que tanto amamos. Também precisamos aproveitar esse dia para cobrar das autoridades melhores condições para quem anda de busão ou pedala pelas ruas da Baixada Santista, com preços mais justos e mais segurança.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, indico o blog Cidades para Pessoas, da jornalista Natália Garcia. Desde maio, ela está rodando o mundo atrás de ideias e inspirações em mobilidade urbana para adotar nos municípios brasileiros. Uma delas poderia ser o Vélib (foto), serviço de aluguel de bicicletas de Paris, que eu e o Rafael usamos muito quando estivemos lá. Isso é algo que eu gostaria muito de ver em prática por aqui. Quem sabe Santos, com suas ciclovias, não seja o lugar ideal para um projeto piloto?

Links interessantes:
Medo de parecer estranho desestimula pessoas a usar a bicicleta (em inglês) – The Telegraph
Os programas públicos de bicicleta dos EUA (em inglês) – Bycicling.com
Clipe Dois Copos d’Água – Zebra Zebra