Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Detalhes do Evento
Exposição: Pianistas de armazém

Figuras essenciais no setor, as mulheres que exerceram uma das práticas mais importantes no elo da cadeia exportadora do café — a catação — são o destaque da exposição Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café.  

As “pianistas”, como ficaram conhecidas devido ao foco, destreza e agilidade que aplicavam à função, eram as principais responsáveis pela realização do processo de rebeneficiamento, que consiste em eliminar grãos defeituosos de um lote, a fim de torná-lo mais lucrativo para o fornecedor. O serviço, considerado penoso e mal remunerado, tratava-se da opção mais viável para as trabalhadoras das camadas mais pobres, que estavam desempregadas ou não conseguiam acesso a outras oportunidades.

Ao disponibilizar memórias do ofício e das personagens que protagonizaram essa história, a intenção é evidenciar a trajetória das jovens e adultas que, embora tenham contribuído de forma significativa para o crescimento do mercado, tiveram seus papéis pouco referenciados na narrativa em torno do assunto.

Além de recursos audiovisuais, incluindo imagens, depoimentos, trechos de notícias e vídeos, a exposição proporciona um ambiente temático, reproduzindo elementos cenográficos de um armazém de catação.

Onde?

Museu do Café, Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico

Quanto?

R$ 10 (gratuito aos sábados)

COMO CHEGAR
Topo