Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Detalhes do Evento
Exposição: Perdidos da Infância

O ensaio fotográfico de Marcos Piffer é composto por objetos de plástico ligados à infância coletados na beira da praia em Santos.

Uma quantidade considerável de lixo orgânico e inorgânico trazidos pelas marés atinge diariamente nossa praia, assim como muitas outras do País. Fruto de um descarte inadequado, uma parcela deste lixo permanece retida durante um tempo nas reentrâncias das baías e manguezais da região. A variação das águas das marés e das chuvas, e o correr dos rios que circundam a ilha de São Vicente, irão se encarregar de transportá-los através do estuário em direção à entrada da barra do canal de Santos. Por fim o movimento das ondas os deposita na faixa de areia da praia.

Conceitualmente o autor optou pelo recorte ou seleção somente dos objetos ligados à infância como forma de potencializar o trabalho enquanto instrumento educativo junto às crianças. Também fez parte do conceito central do ensaio o ato de não lavar os objetos ao serem coletados na beira da praia – ação quase instintiva para aqueles que algo ali recolhem – preservando vestígios do tempo em que estiveram perdidos ou deslocados da função lúdica para a qual foram criados. Após a coleta os objetos foram então fotografados em seu ateliê sobre um fundo branco e em alta resolução para que, desta maneira, pudessem expor os sinais e memórias do período em que permaneceram apartados de seus donos como os resquícios de areia, sal e elementos naturais que neles se agregaram como cracas marinhas, a pátina e semen tes do mangue.

Onde?

Aquário de Santos

COMO CHEGAR
Topo