Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Detalhes do Evento

Desta vez o curso está no módulo Cenas de cinema, que fala sobre narrativas visuais e a descrição literária de imagens em torno do Porto de Santos. Os encontros são conduzidos pelo jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes.

Como as aulas são temáticas, não é necessário que os interessados tenham participado do primeiro módulo, A cidade e o porto, realizado em fevereiro no mesmo local. Inscrições e informações: [email protected].

Sobre o curso

Os encontros de abril têm início com o assunto Coreografias do cais, sobre como representações artísticas do trabalho dos estivadores do porto do século XX se relacionam com o pórtico de uma igreja do período românico, bem como a representação do trabalho no cais em narrativas e pinturas. No segundo encontro, o tema é Vicente de Carvalho, cineasta, sobre como o chamado “poeta do mar” apresenta também outras facetas, como a narrativa cinematográfica do poema Fugindo ao Cativeiro, de 1908, sobre uma fuga de escravos pela Serra do Mar em busca do quilombo do Jabaquara. “Ao ler esse poema épico de Vicente de Carvalho, iremos de suas relações com a Ilíada de Homero até Django Livre, de Tarantino”, apresenta o pesquisador.

O ponto de partida da terceira aula, Os fins do mundo de Santos, é a invasão da cidade em Monstros (2012) de Gustavo Duarte, uma narrativa visual sem diálogos que traz para nossas praias um clima de filme-catástrofe entre muretas e polvos. Já o imaginário das ressacas e da elevação do nível dos oceanos é explorado nos títulos de duas obras de Flávio Viegas Amoreira, A biblioteca submergida Maralto.  Para fechar o módulo, o tema é a representação do incêndio de Vila Socó na poesia de Marcelo Ariel.

Onde?

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista

COMO CHEGAR
Topo