Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos
TAGs

Santistas nas Olimpíadas 2021: os atletas daqui que disputam em Tóquio

  • 1
    Share

Quem é fã de esportes sabe que em março de 2020 o comitê olímpico anunciou o adiamento inédito dos Jogos Olímpicos. A competição, que aconteceria naquele ano, em Tóquio, foi adiada para dali um ano.

Os 365 dias já se passaram.

O coronavírus ainda é uma realidade, mas dessa vez a competição está confirmada. Acontece entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, ainda lá em Tóquio. A gente não sabe ao certo como serão os jogos em tempos de pandemia, mas uma coisa é certa:

Tem santistas nas Olimpíadas 2021

O que não é uma grande novidade, né? Desde 1932, Santos costuma ter algum atleta entre os classificados para os jogos. O primeiro foi o Antônio Rebello Júnior, que embarcou para Los Angeles para competir no remo. Desde então, talentos daqui e também das outras cidades da Baixada Santista costumam embarcar para a competição mais importante do mundo.

Se acaso você quiser conferir o histórico de atletas da Baixada Santistas nas Olimpíadas, é só clicar aqui!

Em 2021, 11 santistas já estão confirmados nos jogos olímpicos e paralímpicos e contam com a sua torcida.

Quem são os santistas nas Olimpíadas de Tóquio

Leonardo Gomes de Deus, atleta da natação, é mais conhecido como Léo de Deus. Mas, poderia ser também o Léo das Olimpíadas.

Afinal, em Tóquio ele mergulha em sua terceira participação no maior evento esportivo do planeta. Além dele, a equipe de natação também tem André Calvelo (que não é santista, mas vive e treina na cidade). E, na Maratona Aquática, Ana Marcela Cunha dispensa apresentações, né?

Antes de pisar na ‘Terra do Sol Nascente’, o Léo já colocou seu nome na história da modalidade. Tanto pelas participações em outros Jogos Olímpicos quanto por sua participação da seletiva do Rio de Janeiro. Se acaso você não está sabendo, o santista bateu o índice na prova de 200 metros borboletas da seletiva.

“Minha expectativa é de passar de uma eliminatória para a semi, da semi para a final. E aí na final é deixar o coração, deixar tudo que construí ao longo da minha vida no esporte para buscar essa medalha. É o ápice que todo atleta olímpico busca e eu vou buscar isso”, conta.

Já que nem só de piscina e mar vivem os santistas, também tem atleta nosso no taekwondo. O Henrique Precioso embarca como reserva da equipe.

Os atletas paralímpicos de Santos são um arraso

As Paralimpíadas acontecem logo em seguida, de 24 de agosto e 5 de setembro, e o número de atletas de Santos é ainda maior. Aliás, será a maior delegação santista na história dos Jogos Paralímpicos. No total, 12 pessoas saem de Santos com conexão direta em Tóquio.

No ciclismo são quatro atletas convocados:

  • Lauro Chamam
  • Marcia Fanhani
  • Carlos Alberto Gomes Soares
  • Maria Muller (guia).

Além do técnico, Cláudio Diegues, que também é da cidade.

Já no atletismo, Elizabeth Rodrigues Gomes, Alex Pires e Vanessa Cristina de Souza estão confirmados. Junto com os técnicos Eduardo Leonel e Roseane Farias.

juicysantos.com.br - Santistas nas Olimpíadas 2021Imagem: Divulgação

Antes das Olimpíadas, a Vanessa, que é considerada uma das principais atletas do mundo na sua categoria, já  trouxe para Santos prêmios como, por exemplo, as maratonas internacionais de Los Angeles, Sevilha e Lisboa. Além disso, levou a melhor em provas como a Meia-Maratona de São Paulo e a São Silvestre.

E ainda tem santista no tênis de mesa, a Jennyfer Parinos e no taekwondo, Nathan Torquato. De acordo com a divulgação, a delegação deve chegar à Tóquio na segunda quinzena de agosto.