Texto porVictória Silva
Jornalista, 26 anos - Santos

Santista traz ouro do Brasileiro Escolar de Xadrez pra casa

  • 1
    Share

Das notícias que enchem o nosso QG de orgulho: uma santista foi ouro no Brasileiro Escolar de Xadrez!

Por isso, Ana Beatriz Guida Mendes está na lista de santistas que levam o nome da cidade para o país. Afinal, com apenas 12 anos, a atleta já é campeã brasileira em sua categoria e também vice-campeã dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Mas não é só isso: ela já figura como uma das maiores promessas do esporte no âmbito nacional!

É ou não é razão para ficar de olho e se encher de orgulho?

Santista traz ouro do Brasileiro Escolar de Xadrez pra casa

www.juicysantos.com.br - Santista é ouro no Brasileiro Escolar de XadrezImagem: Divulgação

O título mais recente da Ana foi conquistado no último domingo (23 de setembro), em Caxambu (MG). A santista foi invicta no campeonato brasileiro, com quatro vitórias e dois empates.

Em um resumo rápido, a competição foi disputada entre alunos das escolas da rede pública e privada de todo o país. Participaram desde os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e também a turma do Ensino Médio. Todos divididos em categorias de suas devidas séries e também entre masculino e feminino.

Ana Beatriz foi campeã do 7º ano feminino.

“Treino a Ana Beatriz desde os seus cinco anos de idade. Por isso, sei o quanto ela ainda tem de potencial. Hoje, ela já se destaca na sua categoria e, ainda, entre as meninas de mais idade, e a cada ano confirma a expectativa que todos possuem de que se trata de uma grande enxadrista brasileira”, destaca seu professor de xadrez, Renato Louzada.

Outros títulos

Uma semana antes, Ana participou dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) em Americana (SP). Na ocasião, ela competiu no sub-14 – uma categoria acima da sua – e, mesmo assim, trouxe a prata para casa.

Assim como no Brasileiro, a jovem não perdeu nenhum confronto, já que a decisão final aconteceu com os critérios de desempate.

E esses não são seus únicos títulos. O currículo da pequena santista ainda tem:

  • Campeã Brasileira e Paulista 2016;
  • Campeã Paulista Escolar 2014/2015;
  • Campeã dos Jogos Abertos e Joguinhos da Juventude 2017/2018
  • 14 vitórias no Campeonato Metropolitano.

De acordo com seu professor, a aluna trilha um caminho de sucesso na modalidade. Nós não temos dúvidas disso e já entramos para o fã clube.