Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Por que manter a rotina de sono das crianças nas férias

Como são as crianças aí da sua casa? Você consegue manter a rotina de sono das crianças nas férias?

Eu, por exemplo, só tinha um objetivo no período sem escola: ir dormir o mais tarde possível. Como sempre estudei de manhã e, por isso, ia pra cama mega cedo, era uma verdadeira vitória ficar acordada até altas horas. Ma meus pais tinham uma regra: 10 dias antes da volta às aulas, eu precisava voltar a dormir no horário correto.

Óbvio que eu achava isso uma chatice. No entanto, hoje percebo que essa “norma” tinha um motivo, já que diminuir as horas de descanso pode atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos.

Rotina de sono das crianças nas férias

juicysantos.com,br - rotina de sono nas férias das criançasImagem: Divulgação

De acordo com Renata Federighi, consultora do sono, essas mudanças nos horários de dormir podem trazer consequências a longo prazo, afetando a concentração, o humor e a aprendizagem.

“A produção do hormônio do crescimento e da melatonina fica desregulada. Isso provoca sono de má qualidade e causa cansaço durante o dia. É possível ter flexibilidade em relação à rotina das crianças durante as férias, porém nos últimos dias, os horários devem ser mais próximos aos habituais no período letivo”, explica.

Então, por mais que seja difícil ter esse controle do sono das crianças, é importante tentar. Pois algumas semanas são necessárias até que a criança se acostume a dormir cedo novamente, o que prejudica o rendimento escolar.

+ Não sabe o que fazer com as crianças em casa? Confira os cursos de férias que estão rolando em Santos

Para que o organismo não sofra as consequências nesse intervalo, a especialista sugere algumas dicas para um sono de qualidade. Confira e tente colocar em prática:

  • Postura

A posição de lado com dois travesseiros é a mais indicada. Um deles deve apoiar a cabeça e o outro deve ser usado entre os joelhos, para melhor alinhamento da coluna.

  • Silêncio e ambiente escuro

Mantenha o ambiente escuro, pois a claridade interfere na produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que está na hora de dormir. Além disso, evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir TV deitado na cama, utilizar o computador ou ficar horas no celular/tablet.

  • Alimentação antes de dormir

Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão. Portanto, a alimentação deve acontecer até três horas antes de ir para a cama. E dê preferência a alimentos leves e ricos em triptofano, que ajudam na produção de melatonina.

Só para exemplificar, são boas opções banana, laticínios, aveia e mel.