Texto porVictória Silva
Jornalista, 26 anos - Santos

Outubro Rosa: 3 ações de conscientização em Santos

No Brasil, 25% dos diagnósticos de câncer anuais são de câncer de mama.

Esse dado mostra a necessidade de ações de conscientização sobre a doença e do Outubro Rosa. Mês em que essa se torna a pauta de equipamentos públicos, privados, escolas e da mídia em geral… Precisamos falar sobre o câncer de mama e isso é urgente.

Muita gente ainda não sabe como se prevenir, quais são os sinais e que esse tipo de câncer também pode ser diagnosticado em homens.

Por isso, Santos recebe ações que visam dar visibilidade ao assunto durante todo o mês. Confira, participe e compartilhe com as suas amigas a agenda do Outubro Rosa em Santos.

Quando mais cedo o diagnóstico for recebido, menor é o sofrimento durante o tratamento.

case studies

Programação Prefeitura + Instituto Neo Mama

A programação acontece durante toda o mês de outubro.

Entre os pontos altos, estão a 8ª Caminhada e a 3ª Remada Oficial no dia 22 de outubro (domingo), a partir das 11 horas, na Ponta da Praia. Também fazem parte da programação dança circular, oficina de psicodrama, oficina de mandala, passeio no Orquidário e muito mais.

As atividades serão realizadas na Casa do Servidor, que fica na Rua Ceará, 11, Pompeia. As inscrições são feitas no local, por telefone (13) 3205-5020 ou e-mail [email protected].

Mamografias

Além disso, durante todo o mês, de segunda a sexta (9 às 16 horas), as munícipes com mais de 40 anos podem ir ao setor de Enfermagem da policlínica de referência dos seus bairros para avaliação e, se necessário, será pedido exame de mamografia.

Projeto Beautê

O objetivo do projeto é conseguir doação de mechar de cabelo para a fabricação de perucas para pessoas com câncer e levar fundos financeiros que para o Instituto Neo Mama. Para isso, foram programadas duas ações.

A primeira é a doação de cabelo, até o final do cabelo o Espaço de Beleza Beautê Santos vai oferecer higienização + corte completo (100% gratuitos) para clientes que se propuserem a doar mechas a partir de 15 cm.

Já no dia 31 de outubro, acontece o dia da beleza rosa – chá beneficente, com guloseimas, ambiente preparado por Luiza Dória Decor, serviços de beleza (como corte e hidratação capilar, esfoliação e hidratação facial, manicure e limpeza de sobrancelhas). O investimento é de R$ 150 e todo o valor arrecadado será doado ao Instituto Neomama de Santos.

247 comunicação

Essa é a primeira ação de um grupo de alunos de comunicação social da ESAMC. A ideia é desenvolver projetos que passem informações de maneira inovadora e criativa.

Na quinta-feira (5 de outubro), das 20h50 às 21h30, rola uma intervenção na universidade. No horário de intervalo, bailarinas vão dançar contemporâneo, com músicas das maiores ícones femininas. Além disso, cabeleireiros fazem o corte de doação para o Instituto Neo Mama e manicures pintam unhas de quem estiver por lá de rosa e branco.

Para completar, um desfile organizado pelos alunos de moda, com a presidente do instituto junto com mulheres integrantes do Neo Mama. E a instituição será pintada com tons de rosa.

Ajude

Você pode ajudar com doações de lenços de cabelo, toucas, hidratantes e maquiagens (novas), que serão doados para o Instituto Neo Mama.