Paulo Rogério
Texto porPaulo Rogério

Santos e a paixão pelos carros antigos

Quem mora na Baixada Santista ou passa por aqui nos finais de semana e curte demais a história automotiva tem uma brilhante oportunidade para um contato físico com alguns dos protagonistas dessa história uma vez por mês.

É quando o Clube de Automóveis Antigos de Santos (Caas) organiza uma exposição de modelos icônicos de carros antigos.

O evento acontece no terceiro sábado de cada mês, na Praça Mauá, no Centro.

www.juicysantos.com.br - carros antigos em santos

Além da curiosidade em ver modelos clássicos de perto, a exposição é interessante para visitantes e expositores.

Para o público é tudo de graça. Para os donos de carros antigos, significa uma oportunidade de mostrá-los sem custos ou burocracia. Para expor seu carro, basta chegar. Não há obrigação de ser sócio do Caas ou de qualquer outro grupo.

A ideia é difundir a história automotiva e reunir amigos. E quem chega sozinho pode renovar as amizades.

www.juicysantos.com.br - carros antigos em santos

Pérolas de carros antigos em Santos

Quem visita a Praça Mauá tem a chance, de, por exemplo, dar de cara com um Volkswagen SP2. O modelo com cara de esportivo foi fabricado n Unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, entre 1972 e 1976. Foi construído na plataforma da Variant e tinha um motor 1700, número elevado para a época. Desenvolvia 75 cv de potência (pouco para hoje e muito nos anos 70) e chegava aos 160 por hora. Ah, com 10 km por litro.

Por lá também aparece o Ford 1938, um verdadeiro símbolo da antiguidade.

Dependendo do mês (lembremos que nem todos os expositores aparecem todos os meses) podemos encontrar  modelos Chevrolet dos anos 50 e, com doses de sorte, até o lendário Buick, que te leva a uma viagem à Nova York dos anos 30 e ao questionamento sobre como um carro daquele tamanho entraria nas cada vez mais estreitas garagens da atualidade.

Outros modelos nem são tão antigos assim, mas tiveram seus grandes momentos. Ninguém se atreve a desvalorizar o Landau, a popular ‘banheira’, que enfeitou a vida de muitos casais e muitos casamentos.

Outros são ainda mais novos (e mostram que a idade chegou). O Ford Taurus 1995 marca presença. Foi o primeiro modelo importado pela marca norte-americana depois do fim da Autolatina. O Voyage dos anos 80 também aparece, assim como o clássico Puma.

www.juicysantos.com.br - carros antigos em santos

E quem tem um canto especial é o Fusca. Especialmente, isso acontece por dois motivos. Primeiramente, é o número de participantes. O modelo é o campeão de adeptos. O segundo é a presença de clubes voltados para o ícone. Eles combinam e vão para a exposição.

Claro, além de mostrar seus carros, conversam muito e tomam umas…

www.juicysantos.com.br - carros antigos em santos

Viagem no tempo

O grande barato da exposição é que todo mundo é livre para fotografar os carros por dentro e por fora. Muita gente gosta de posar ao lado deles. Se o dono não for lá muito ciumento dá até para entrar neles. Dirigir, não, aí já é
demais! Carro antigo é exclusividade do dono.

O Caas quer organizar outros eventos, até maiores, mas esbarra na burocracia e na economia. Como entidade sem fins lucrativos, não consegue pagar um aluguel caro para uma exposição em um grande salão.

www.juicysantos.com.br - carros antigos em santos

O clube espera alguma ajuda do poder público. Houve, na primeira década dos anos 2000, uma exposição anual no Mendes Convention Center, mas infelizmente não foi mais possível.

A próxima exposição está marcada: dia 17 de novembro, a partir das 10 horas. Será no meio de um feriadão imenso, que começa na quinta (15 de novembro) e vai até terça (20 de novembro). Portanto, se você não for viajar ou for de fora da Baixada e estiver por aqui nesse dia, fica o convite para essa verdadeira viagem cheia de nostalgia.