Paulo Rogério
Texto porPaulo Rogério

7 motivos para o sucesso dos SUVs

Dá uma olhada pela janela. Pronto, acabou de passar um SUV. E tinha outro estacionado!

Fato é que há alguns anos eles vêm dominando ruas, avenidas e estradas. E as razões são as mais diferentes possíveis.

Aqui, listamos 7 motivos que fazem dos SUVs um sucesso.

www.juicysantos.com.br - 7 motivos para escolher SUVs

1. Posição de dirigir

Este é o principal critério na escolha por um SUV, sobretudo entre as mulheres. A informação é confirmada pelos concessionários. Como no SUV você fica mais “alto”, muita gente se sente mais segura do que em um carro compacto.

Há quem julgue modelos como Volkswagen Up! e Fiat Mobi “frágeis” demais para enfrentar o trânsito, ainda mais se for um tráfego carregado como o de São Paulo. Nenhum dos dois tem tal fragilidade, mas a estrutura dos carros maiores parece oferecer essa sensação de conforto. O mesmo critério vale para marcas premium. Audi Q3 e BMW X1 são os modelos mais vendidos nas respectivas marcas.

www.juicysantos.com.br - 7 motivos para escolher um SUV

2. Espaço interno

Outro fator que fala muito alto, principalmente se a família cresceu e uma cadeirinha (ou mais) passou a ocupar o banco traseiro. Idealize, então, aquelas pessoas que parecem “morar” nos carros, dado o tanto de objetos que carregam todo o tempo. Há outro ponto em questão: muita gente tem preguiça de guardar as compras do mercado no porta-malas e coloca tudo na parte traseira do carro. Para quem utiliza a parte traseira, a boa notícia é que quase todos os SUVs têm porta-malas bem amplos.

3. Motor

Um SUV, de fato, não chega ao mercado com motor 1.0 litro. Nem dá.

Com o peso desses utilitários, um motor mais fraco não aguenta, ainda mais em uma subida.

Normalmente os motores partem de 1.4 iltro (e em alguns casos com injeção direta, o que aumenta a potência) e, dependendo do modelo, passam dos três litros.

Isso quer dizer que, se você compra um SUV, certamente contará com um motor potente e torque elevado, o que ajuda na hora do arranque.

O combustível varia de acordo com cada modelo. Há SUVs com motor flex, a gasolina ou a diesel. Esse último é bastante comum nos produtos da Land Rover e há versões do Jeep Renegade que também aceitam diesel, principalmente aquelas com tração nas quatro rodas.

Modelos mais urbanos, como Honda HR-V e Hyundai Creta são flex. E quase sempre os modelos trazem câmbio automático. Modelos da JAC Motors, como T5 e T6 têm transmissão manual, mas o T5 conta com a opção CVT. Quando foi lançado, em 2015, o HR-V tinha transmissão manual em sua versão de entrada, mas a própria Honda sabia que a procura seria quase nula. E foi.

4. Segurança

Falamos a respeito no item 1, mas é um fator que decide uma compra. Saber que há toda uma estrutura em volta de si leva muita gente à escolha pelo SUV. A sensação é de que uma eventual pancada seria menos danosa. Mesmo assim, modelos como Chevrolet Cruze, Toyota Corolla e Honda Civic, sedãs médios, têm uma boa estrutura também.

www.juicysantos.com.br - 7 motivos para o sucesso dos SUVs

5. Tecnologia

Dificilmente um SUV chega ao showroom de uma concessionária sem trazer alguns ‘mimos’ que agradam possíveis compradores.

O principal deles é a câmera de ré. Pensa que você está em um carro grande e nem sempre o ato de olhar para trás é suficiente na hora da baliza. SUVs são suscetíveis a pontos cegos nesse momento e é aí que entra a câmera de ré que, em modelos mais modernos, mostra em linhas qual é o movimento adequado (no lançamento do Nissan Kicks fizemos um teste de baliza com os vidros todos escuros e contamos apenas com a câmera de ré).

Sensores de distância também são comuns e podem evitar as pequenas raladas de garagem. Quem tem câmera de ré tem, por consequência, sistema multimídia, que quase sempre permite parear o telefone e, no painel, entrar no WhatsApp e colocar o Waze para trabalhar. Em tempo: não utilize o WhatsApp com o carro em movimento.

6. Pegada off-road

Aqui temos um nicho dentro do nicho.

Nem todos que têm um SUV gostam de lama, pedras, subidas íngremes e descidas em pisos escorregadios. Mas muitos curtem tudo isso.

E é importante lembrar que, quando foram criados, os SUVs atendiam o público do fora de estrada, ganhando o asfalto depois.

Vários modelos têm a veia do 4×4. Jeep Renegade, Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4, Mitsubishi Pajero e quase toda a linha Land Rover são exemplos disso.

Permitem ao condutor dirigir com tração 4×2 ou 4×4, têm bloqueio do diferencial, assistente para subida e controle de descida. Esse último item lhe permite descer quase na vertical sem pisar nos freios.

É sério! Além disso há muitos clubes de donos de modelos 4×4, que quase todos os finais de semana estão em alguma trilha.

7. Valor de revenda

Como são modelos ainda em alta no mercado brasileiro, têm uma excelente aceitação. Oferta para quem quer comprar há aos milhares. Para quem quer vender o que não falta é interessado. Se seu SUV tiver menos de cinco anos e estiver em bom estado, com revisões em dia, você pode levantar um bom dinheiro na venda.

Há outros fatores que determinam a escolha pelos SUVs, mas esses você pode compartilhar com a gente nos comentários.

E acesse www.autoaventura.com.br para saber mais sobre o mundo dos carros, lançamentos e outras notícias.