Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Quem usa óculos está mais protegido contra a COVID-19?

  • 2
    Shares

Desde que o coronavírus chegou no Brasil, o uso de máscara passou a ser parte da nossa rotina.

Em paralelo a isso, muitas pessoas (eu inclusa) deixaram de usar seus óculos – seja de sol ou de grau. Pois a respiração embaça as lentes e fica horrível de enxergar, né?

Acontece que, de acordo com um estudo divulgado na revista científica JAMA Ophthalmology, nós deveríamos estar usando os óculos agora com mais disciplina do que nunca. Acredita?

O uso de óculos contra a COVID-19

Em resumo, o artigo acompanhou 276 pacientes hospitalizados na China – perto de Wuhan, onde a pandemia teve início. Deles, apenas 16 usavam óculos por mais de 8 horas por dia.

juicysantos.com.br - óculos contra a covid-19

Uma proporção muito pequena, tendo em vista que mais de 30% dos moradores da cidade em questão são míopes, ou seja, estão sempre de óculos. Assim, os cientistas concluíram que proteger os olhos também ajuda a evitar o contágio da COVID-19.

“Desde o início do surto de COVID-19, em dezembro de 2019, percebemos que poucos pacientes que usavam óculos deram entrada no hospital”, explicam no artigo.

Mas e então, quem usa óculos está mais protegido contra a COVID-19?

Se você não está entendendo como os óculos vão te proteger, a resposta é mais simples do que você imagina. Usando óculo você tende a tocar menos nos olhos. Consecutivamente, previne que o vírus seja transferido das suas mãos para o seu organismo.

E como fica o coronavírus no verão de Santos? Como ele age no calor? Posso ligar o ar?

Além disso, há vários indícios que os pacientes do coronavírus têm sintomas nos olhos. Estamos falando de conjuntivite ou outras reações.

Como limpar os óculos corretamente

Você não é míope? Não tem problema. Afinal, nós já estamos vivendo dias quentes e bastante ensolarados em Santos e óculos de sol vira item de primeira necessidade

juicysantos.com.br - óculos contra a covid-19

Independentemente de qual óculos você for usar, vale lembrar que a higienização é necessária – assim como das máscaras e tudo que vai para a rua. Mas ao contrário dos outros itens, é melhor não usar álcool para limpar os óculos, tá? Pois ele pode danificar a sua armação.

Neste caso, especialistas indicam lavar com água e detergente neutro.  O processo é bem simples:

  • Coloque algumas gotinhas de detergente na lente;
  • Molhe e esfregue (com as mãos já higienizadas);
  • Enxague com água corrente;
  • Seque com papel toalha (também pode ser papel higiênico) sem esfregar;
  • Seque também as sobras e parafusos.

Pronto, seu óculos está limpinho e pronto para te proteger.

Existem, ainda, líquidos especiais vendidos em óticas para limpeza dos óculos, bem parecidos com aqueles que limpam telas de eletroeletrônicos.

Como usar óculos sem embaçar a máscara

Agora que você sabe que usar os óculos é importante e como limpá-los, é preciso também saber como enxergar com eles na rua, né? Há quem diga que passar sabonete funciona e tem até produto no mercado para essa finalidade.

Mas a verdade é que existe um jeito bem mais fácil de fazer isso: colocar os óculos por cima da máscara. Neste caso, é claro, sua máscara deve ser grande e cobrir bem o nariz – e não só a ponta.

Se o modelo que você usa permitir isso, basta subir a máscara bem e colocar os óculos por cima. O peso vai deixar a máscara de uma maneira a evitar que as as lentes embacem 🙂