Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

8 cuidados para tomar com idosos no verão em Santos

Santos é nacionalmente conhecida como uma das melhores cidades brasileiras para idosos. Mas, neste verão, não está fácil para ninguém.

Afinal, os termômetros da cidade estão sempre na casa dos 30 graus e a sensação térmica acima dos 40. Em outras palavras, está MUTO CALOR e é necessário tomar cuidados extras com os idosos no verão (e com os jovens também).

Mas hoje nosso foco será o pessoal + 60. Afinal, é comprovado que acima dos 60 anos a tendência é sentir menos sede, ou seja, não perceber a necessidade de se hidratar.

E uma coisa a gente já sabe: se hidratar é crucial sempre, mas principalmente em dias quentes.

Aliás, você já bebeu água hoje?

www.juicysantos.com.br - icuidados com idosos no calor de santos

Idosos no verão e os cuidados necessários

De acordo com o enfermeiro intensivista do Samu, Luiz Carlos dos Santos, sentir sede é um indicativo de desidratação corporal. Mas, muitas vezes os idosos não sentem a necessidade de tomar água mesmo estando nessa situação.

“Por isso, há que se observar a cor da urina (quanto mais escura, menos água) e se a pessoa está abatida ou indisposta”, destaca.

Neste sentido, a melhor forma para manter a saúde física é investir em uma maior ingestão de líquidos. Além da água, também são bem-vindos os sucos naturais e água de coco.

Mas essa não é única maneira de garantir o bem-estar dos idosos no verão. O uso de roupas leves, por exemplo, reduz a transpiração e também ajuda bastante. Para facilitar a sua vida, nós listamos 10 dicas que vão te ajudar nos próximos dias de calor.

Aqui tem 8 cuidados com idosos no verão

1. Hidrate-se sempre

2. Evite comidas pesadas e priorize a ingestão de fibras (frutas, legumes e verduras, além de alimentos integrais)

3. Evite longas exposições ao sol

4. Mas, se acaso for necessário sair lembre-se de utilizar acessórios como óculos de sol, boné ou chapéus

5. Se possível, dê preferência à atividades físicas na água (como hidroginástica e natação, por exemplo) ou espere o fim da tarde, quando as temperaturas costumam amenizar

6. Use protetor solar SEMPRE!

7. Busque ambientes bem ventilados e frescos

8. Se for possível, utilize um umidificador no ambiente no qual o idoso vai ficar

E você já se perguntou por que faz tanto calor em Santos? A gente explica.