Texto porJuicy Santos
Santos

Glúten o que é? Mitos e verdades sobre glúten

No meu dia a dia, o que mais costumo presenciar são pacientes dizendo que querem tirar o glúten e fazer dieta GLÚTEN FREE. Mas afinal, você sabe o que é o glúten?

O glúten nada mais é do que a proteína encontrada nos cereais (trigo, aveia, centeio e cevada). Está presente em: pães, massas, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e cerveja. É o responsável pela estrutura consistente que dá elasticidade à massa.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença celíaca afeta 1 a cada 200 pessoas no mundo. Quando um celíaco consome o glúten, o sistema imune o reconhece como um “inimigo” e esse “ataque” atinge o intestino. Ele agride e danifica as vilosidades do intestino delgado, prejudicando a absorção dos nutrientes.

carol_franco_gluten

Tem pessoas que não são celíacas, mas tem uma certa intolerância ao glúten ou sentem algum desconforto ao consumir. E quem decide tirá-lo da sua alimentação por algum tempo, percebe que alguns sintomas e principalmente o inchaço na região abdominal melhora de forma significativa.

Alguns dos principais sintomas: Inchaço ou distensão abdominal, diarréia, constipação, enxaqueca, rinite, asma, artrite, acne, dermatite e irritabilidade.

Dados científicos apontam uma relação entre o consumo de glúten e o agravamento de psoríase. E diversos estudos mostram que crianças autistas e com síndrome de down tem uma grande melhora no tratamento, quando retiram o glúten.

Ah, você quer então saber se todos nós temos que retirar o glúten da alimentação?

Não necessariamente. Por isso mesmo, o ideal é buscar sempre ajuda de um profissional (nutricionista ou médico), para te orientar melhor e trabalhar de forma individualizada, realizar anamnese completa e detalhada e se necessário, solicitar exames específicos.

CURIOSIDADE: Você sabia que a palavra glúten tem origem latim e significa cola? Agora dá para entender porque é uma substância viscosa e que dá elasticidade à massa.

Como uma das opções, podemos destacar a tapioca ou podemos “arriscar” algumas receitinhas.

Mas cuidado, não é por ser saudável, sem glúten e por estar em alta, que a tapioca pode ser consumida em grande quantidade. Saiba que ela contém a mesma quantidade de calorias de um pãozinho habitual, por isso, nada de excessos hein? E tem mais, a tapioca não contém nada de fibra, então, o ideal é sempre acrescentar 1 colher de sopa de algum grão integral: quinoa, chia ou linhaça, para melhorar o índice glicêmico, dar mais saciedade e auxiliar no funcionamento do intestino.

Atualmente em nossa cidade, encontramos com mais facilidade os produtos sem glúten, até porque a procura tem sido cada vez maior.

Então pense bem antes de tirar o glúten da sua alimentação. Mas também preste atenção aos sinais e sintomas.

Bom apetite!

Por: Carol Franco – Nutricionista – CRN: 24293