Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Como emagrecer após a gravidez? Foca na balança!

O bebê saiu, mas a barriga ainda está lá.

Estou passando por esse momento ~constrangedor~, no qual a alegria de ter uma filha saudável é enorme e a minha coxa também. Outro dia, um senhor me perguntou para quando era meu bebê – só que ela nasceu há 3 meses. #quemnunca?

Por isso, resolvi entrevistar a santista Lia Savaris, santista que incentiva as mamães a entrar em forma com o blog Foca na Balança.

Como emagrecer após a gravidez?

Lia focando total: malhando ao ar livre com o filho Miguel, de 5 meses

Mãe de Henrique, 4 anos e Miguel, 5 meses, Lia tem 31 anos e é empresária, dona da Canto do Encanto Lembranças Personalizadas.

O que é o Foca na Balança e por que você criou essa página? 

Criei a página a princípio como um diário, para que eu pudesse compartilhar o meu programa e ser incentivada pelos amigos. Assim que lancei, o número de pessoas entrando “junto comigo” foi tão grande, que decidi que deveria ir além e fazer com que o Foca na Balança se tornasse um Portal de informações úteis para auxiliar as mamães (e futuras mamães e gestantes tb). A ideia do projeto é Reeducação Alimentar + Exercícios Físicos ao ar livre, tendo em vista também que a maioria das mamães com babys pequenos não tem com quem deixar as crianças para praticar.

Sendo assim, a intenção era mostrar que é possível se exercitar em casa, no dia a dia e não somente num ambiente de academia.

Conto também, no Blog, com a colaboração de algumas especialistas como Psicologas, Educadoras Físicas, Nutricionistas e Fisioterapeutas que vão estar enviando textos sobre os assuntos e as dúvidas mais comentadas por lá.

Quantos kg engordou na sua gravidez e quantos já perdeu (em quanto tempo)? Você fazia exercícios na gestação?

Na minha primeira gestação, há 4 anos atrás eu engordei apenas 10kg, porém, ao longo dos anos e me dedicando plenamente à maternidade e ao meu trabalho, perdi o controle e voltei ao peso de 9 meses de gestação, sem estar grávida.

Foi quando me dei conta de que precisava fazer algo pra mudar. Eu queria engravidar outra vez mas como fazer isso se a balança gritava bem alto cada vez que eu subia nela?

Decidi que deveria voltar ao meu peso e procurei o Vigilantes do Peso + Trabalho com Personal tb ao ar livre. Em 2 meses, perdi 13kg e pude engravidar magra e bem feliz.

Engordei 13kg na segunda gestação.Caminhei muito, fiz yoga e pilates. Sai da maternidade, após meu parto natural, com 7kg a menos, porém os 5 que sobraram cismaram em não ir embora.

Confesso, eu não estava fazendo NADA para que eles fossem. Aproveitava a fome que amamentar dava e comia o dobro do que eu realmente precisava. E com isso engordei mais 2kg.

Um belo dia me dei uma boa olhada no espelho, Miguel já tinha quase 5 meses e não gostei do que eu vi. Decidi ali que deveria mudar meus hábitos e voltar a ser a Lia de sempre.

Comecei o #foca em 13/02 e de lá pra cá já eliminei 4,1 kg

Você tem um plano pra “focar na balança”?

Tenho sim, eu me utilizo muito do conhecimento que tenho por formação (sou formada em Educação Física e Pós Graduada em Treinamento Desportivo), além de ter sido nadadora profissional por 15 anos da minha vida. Não acredito em dietas, apenas em reeducação alimentar e sigo as regras básicas de alimentação: prato colorido, boas escolhas, moderação e uso e abuso de frutas, verduras e ingestão de água.

O #foca tb é um programa que faz você entender que TUDO é considerado atividade física. Desde levantar para trocar o canal da TV em vez de mudar com o controle remoto, subir escadas no lugar do elevador, descer 2 pontos de ônibus antes do seu destino e por aí vai. Sendo assim eu contabilizo tudo o que faço, de ir à feira até praticar 1 hora de caminhada, por exemplo.

Faço exercícios aeróbicos, sempre ao ar livre, de 2 a 3x por semana, à noite. Algumas adeptas ao #foca já estão me acompanhando nestas atividades inclusive.

Quais são suas dicas pra quem tem filhos pequenos pra encaixar o exercício na rotina? 

Como disse acima, tudo serve como exercício e durante as tardes, meu filho mais velho está na escola, mas o bebê vai comigo para onde eu for. No blog já postei sobre atividades que podem e devem ser feitas com seus filhos junto,já que muita gente vive esta mesma situação que eu. (nota da Flávia: uma dessas atividades é a Materdança, dança com bebês no sling, que estou fazendo no Namaskar Yoga e amo muito! Ajuda a queimar calorias sem perceber…) 

Nos exercícios que fazemos à noite, eu conto com a colaboração do marido, que fica com os meninos. uma semana segunda/quarta e sexta e na semana seguinte às terças e quintas. Fazemos um revezamento um dia é ele que vai pra academia e nos outros dias sou eu que vou me exercitar.

 como emagrecer depois da gravidez

Mamães marombeiras!

Você acha que seguir uma dieta saudável e se exercitar é uma forma de dar o exemplo pras crianças?

Quando falamos de crianças, TUDO é exemplo ! Como fazer seu filho comer verduras, se você não come? Como fazer ele levantar cedo para ir praticar um esporte, se ele não vê você fazendo nada do tipo?

Aqui em casa, o Henrique, meu filho de 4 anos, come de tudo. E não é papo de mãe, pode perguntar, ele é do tipo que briga por um pepino ou quando esqueço de colocar o tomate em seu prato. Come todas as frutas que existem e se não conhece, pelo menos experimenta. Hoje em dia faz Natação e Taekwondo e é uma criança super ativa.

Miguel, por enquanto está no leitinho da mamãe, mas se depender de exemplos, vai estar recheado de coisas boas por todos os lados.

Como as pessoas podem participar do Foca na Balança?

Podem nos acompanhar em nossa Fanpage, no Blog ou ainda nos seguir no Instagram. Se estiverem em Santos e Região e quiserem fazer parte dos encontros e atividades é só acompanhar a Fanpage que sempre comunicamos quando vamos nos reunir.

Mas para quem não estiver por aqui, não há problema! O grande lance do #foca é que todo mundo pode fazer, esteja onde estiver. Basta reunir um grupo de amigas e seguir as dicas e as propostas que fazemos.

Estou programando uma caminhada grande de mamães com seus bebês em breve. A ideia em um futuro não tão distante é o #foca virar uma “academia” ao ar livre.