Antes e depois: Rubens de Farias

Nossa seção Fitness tem várias histórias de santistas que venceram a luta contra a balança e ficaram mais saudáveis após perder peso.

O relato deste post é do Rubens de Farias, um cara divertidíssimo que descobriu que não queria mais ser o “gordinho engraçado” da turma.

Leia a história do Rubens na íntegra:

Olá, amiguinhos que acompanham o Juicy Santos. Meu nome é Rubens de Farias, sou publicitário, cineasta, educador e há menos de 1 ano me encontrei também como cozinheiro.

Minha história com a cozinha começou em meados de maio de 2014. Depois de uma temporada de 2 anos em São Paulo, soube que estava com os principais exames bem alterados.

Sempre fui uma pessoa que lutou contra a balança. Aos 10 anos de idade, fui diagnosticado com hipotireoidismo e, a partir daquele momento, sabia (mesmo com pouca idade) que teria constantes batalhas durante minha vida de “gordinho”. Com o passar dos anos, engordava e emagrecia. Mas a maior parte do tempo estava acima do peso.

IMG_4338

Fiz esportes, atividades e academia. Todas as vezes que parava com alguma delas, engordava novamente.

Sempre fui apaixonado por comida. Por isso, em 2013, descobri a fantástica vida gastronômica de São Paulo. Como a vida não é muito fácil lá na “terra da seca”, me dava todo mês como prêmio comer em um bom restaurante, sem culpa e sem qualquer tipo de critério.

Cheguei a almoçar em festival japonês e jantar no Outback 2 vezes por semana.

Leia também: Antes e depois: Lia Savaris, do Foca na Balança

Esse excesso e a falta de exercícios me levaram a pesar 136 Kg -, tenho 1,86 cm de altura, então isso quer dizer que eu estava bem obeso. Fora a comilança descontrolada, a cervejinha do final de semana acabou se tornando constante quase todos os dias, então você já pode imaginar a m*** que deu.

Após exames que acusaram que minha tireoide estava devagar quase parando, meu colesterol alto, refluxo intenso, hérnia hiato, gastrite, triglicerídeos alto, gordura no fígado e uma pré-diabete, levei um “tapa na cara” do meu médico e tive que mudar radicalmente meu estilo de vida.

Hoje a culinária está em alta. Vemos muitos programas, especialistas e sites dando destaque para  alimentação – principalmente a saudável. Não é difícil ter acesso à informação hoje em dia, mas o que sempre me deixava “#xatiado” era o fato de esses alimentos e esse estilo de vida ter um alto custo. Graças à pouca grana e ao desejo de mudança, comecei uma pesquisa e passei a experimentar receitas e sabores que pudessem ser gostosos, mas coubessem no bolso.

Depois de 6 meses de muito exercício físico (escolhi a corrida), emagreci 26 kg.Nos três primeiros meses, cortei açúcar, álcool, farinha e carboidratos. Foi difícil? Pra caramba! Sou do tipo que odeia academia e a vida só vale a pena se eu comer até ficar que nem uma baleia orca no sofá morrendo de preguiça. Fiquei chato, mal humorado, fresco e até mesmo culpei meus pais pela péssima genética. Mas esse estágio acabou passando e canalizei minha raiva por não comer na busca por uma saúde melhor e uma gastronomia mais natural.

Leia também: Isabela Vilar – perdeu 26 kg na adolescência

A partir dessa semana, estarei aqui no Juicy Santos dividindo algumas receitas que desenvolvi para a minha dieta. Os produtos que irei usar são facilmente encontrados aqui na região. Como um “gordinho” de alma sei que não terão o sabor de um brigadeiro e de uma costelinha de porco com molho, mas as receitas são bem gostosas e dá pra enganar o “gordo” dentro de você.

Hoje estou um pouco mais leve, mas continuo na luta. Pretendo sair da casa dos 100 kg e perder mais uns 15 kg em até 3 meses. Quem quiser me acompanhar será muito bem vindo para lutarmos juntos ou simplesmente trocarmos receitas bem legais que ajudarão a termos uma qualidade de vida melhor.

Mais do que qualquer coisa relacionada à estética, nossa saúde é primordial. Cada corpo é um corpo – respeitem isso.

Como meu médico diz: “o seu corpo dá sinal do que faz bem ou mal”. Então, por mais que eu coloque receitas aqui, visite um médico, perceba os alimentos com os quais você se dá bem ou não, conheça os ingredientes, a mistura de sabores e descubra um novo você.

Até! Beijo do Gordo!

gordo

#FICADICA: Todo dia de manhã tome um copão de água gelada com 3 rodelas de limão. O limão alcalina o sangue e ajuda na queima de gordura do corpo.