Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Antes e depois: Lia Savaris, do Foca na Balança

Em pouco mais de um ano, o Foca na Balança deixou de ser um projeto pessoal da Lia Savaris Prokisch para se tornar um grupo de incentivo pra milhares de mulheres que levantaram do sofá e saíram do sedentarismo.

O Juicy Santos foi o primeiro veículo de mídia a falar sobre o Foca na Balança e sua criadora, lá em março de 2013. Na época, entrevistamos a Lia sobre o início do programa. Desde então, mais e mais pessoas aderiram e Lia perdeu 15 kg.

antes e depois lia savaris foca na balança

Por isso, é um prazer ter a Lia na seção Antes e Depois, que mostra santistas que venceram a luta contra a balança.

Leia seu relato:

“Depois do nascimento do meu segundo filho, eu continuava a engordar, deixando as desculpas tomarem conta de mim e fazendo com que cada vez mais eu usasse tudo como motivo para não me exercitar.

Quando Miguel, hoje com 1 ano e 7 meses, completou 5 meses, eu me olhei atentamente no espelho e não gostei nada do que eu vi.

Estava perdendo a forma, estava deixando de ser eu!

Chorei, sofri, me descabelei e meu marido sugeriu (bendito seja ele), que eu fosse pedalar na ciclovia da orla da praia de nossa linda Santos, e eu fui!

Neste momento imaginei criar um diário online para obter feedback dos amigos e familiares para que eu não desistisse de continuar.

No mesmo dia também criei o nome e tudo o que era relacionado ao meu “diário de emagrecimento” nas redes sociais. O nome? Foca na Balança!

Em 4 meses eliminei 15 kg de maneira saudável, me alimentando de forma correta e praticando atividade física todos os dias. E quando eu digo atividade física não era academia não! Mudei minha rotina, aproveitava meus dois filhos e fazia tudo a pé, ou de bicicleta, e também caminhava ou corria na praia.

Comecei tudo sozinha, indo de bicicleta pela ciclovia, e resolvi que, antes de ir, começaria a chamar as amigas no Facebook para me acompanhar. Deu tão certo que não só as minhas amigas vieram, como mulheres que nos seguiam nas redes sociais e nunca tinham nos visto na vida!

O projeto cresceu, eu tenho meu corpo, minha auto estima e minha alegria de volta, e hoje, gratuitamente, ajudo mulheres daqui da região em encontros para caminhada e incentivo à corrida, de segunda à sexta, às 20h30, sempre no canal 3.

Leia também O desafio de andar e correr no calçadão de Santos

foca na balança antes e depois

Ao emagrecer eu pude perder a vergonha de ir à praia, de vivenciar coisas novas com meus filhos. Quando estava fora do peso, eu queria ficar dentro de casa, nada me servia e eu temia os olhares maldosos da mulherada que não perdoa nunca, quando você está diferente.

Hoje em dia, me sinto ainda mais grata, por poder ajudar na transformação de mulheres de todo o Brasil pelas redes sociais e em especialmente, as da nossa cidade, que me acompanham e seguem as minhas orientações no dia a dia do Foca na Balança.

Para quem pretende iniciar no processo de emagrecimento eu digo: Força de vontade é fundamental! Saia do sofá! Tire as desculpas do bolso e ponha o corpo para trabalhar! Não adianta dizer amanhã eu começo! Faça a mudança acontecer!

Se você mora em Santos, aproveite tudo de lindo e de natureza que a cidade tem a oferecer! Saia um dia para ir até a praia e observe quanta gente está por lá se exercitando!

Mas se ainda assim você achar que está difícil aparece no Foca na Balança que eu terei o maior prazer em lhe ajudar!”