5 dicas para correr na praia

Santos tem uma orla extensa, com 7 km de praias, e o pessoal daqui (e quem vem de fora) sabe bem aproveitar esse espaço pra fazer atividade física.

Se você gosta de correr ou se exercitar na areia, veja algumas dicas pra melhorar seu treino e não se machucar.

beach-run

5 dicas para correr na praia

1. A praia de Santos costuma ter maré baixa e uma boa parte de faixa de areia dura pra correr. Identifique locais com pouco fluxo de pessoas e escolha bem o horário: geralmente, a maré fica mais baixa antes das 10 horas e depois das 16 horas. Tome cuidado com obstáculos, como conchas e outros animais (ou até lixo!) na areia.

2. O ritmo de corrida na praia é diferente. Isso porque algumas condições, como sol forte, vento e o próprio terreno dificultam os passos. E isso não é ruim. Um treino na praia exige muito mais do seu condicionamento – segundo especialistas, ele é 30% mais difícil do que no asfalto (e queima mais calorias também). Mas é preciso ir devagar, sempre com orientação de um profissional da área.

Leia também: O desafio de andar e correr no calçadão de Santos

3. Tênis (e roupa adequada) é essencial! A gente cansa de ver gente correndo na praia de Santos de biquíni ou sunga e descalço. O impacto pode causar desde lesões por trauma até coisas mais sérias, como lesões por fadiga. Mesmo assim, existe uma corrente de pensamento que defende o barefoot running (correr descalço).

4. Use protetor solar SEMPRE (mesmo em dias nublados) e proteja também os olhos com óculos escuros e cabelos com leave-in ou cremes.

5. Hidrate-se bem durante e após o exercício. O calor da praia é mais intenso e exige maior reposição de água no organismo.

Por fim, aproveite a vista! Porque se tem uma coisa bacana de correr na praia, é o visual maravilhoso…