Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
37 anos - Santos

Doadores de sangue da Baixada Santista

Toda vez que a gente faz um post sobre doação de sangue ficamos emocionadas com a mobilização dos nossos leitores. Sério, o pessoal divulga e comparece, MESMO! Acho que se dependesse dos leitores do Juicy Santos os bancos de sangue da Baixada Santista estariam sempre abastecidos. Mas a realidade não é bem essa.

Para unir a demanda com a disponibilidade, um jovem santista teve uma ideia bem nobre: criou um grupo no Facebook para doadores de sangue da Baixada Santista serem adicionados. Assim fica mais fácil se mobilizar, atender a pedidos e disseminar esse tipo de informação que é literalmente VITAL para quem está em uma cama de hospital precisando de uma transfusão.

Mas por que alguém precisa de doação de sangue?
Os motivos são inúmeros e nós não somos profissionais da área de saúde, mas podemos listar alguns que conhecemos: cirurgias de grande porte, transplantes, pacientes com baixa de imunidade devido a tratamento oncológico, entre outros.

Confira a entrevista com o criador do grupo de Doadores de sangue da Baixada Santista.

Juicy Santos: Qual seu nome e idade? Onde mora?
Cayo: Me chamo Cayo Henrique de Castro Gonçalves, tenho 23 anos e moro em Santos.

JS: Por que criou o grupo?
C: O Grupo surgiu de uma necessidade pessoal. Há dois meses atrás eu perdi minha mãe, por conta de um câncer no fígado e durante a estadia no hospital, ela precisou de transfusão de sangue por conta de uma anemia muito forte causada pela doença. Foi 1 mês de luta e durante esse tempo, eu percebi o quanto foi dificil “repor” o sangue que ela tinha recebido. Após o falecimento da minha mãe, surgiram alguns pedidos de doação de sangue através do compartilhamento de informações do Facebook e foi aí, que eu percebi o quanto é difícil contar com a ajuda de alguém, quando você está nessa situação.

JS: Qual o objetivo do grupo?
C: O Objetivo do grupo é reunir os doadores de sangue da Baixada, a fim de abastecer os bancos de sangue dos hemonúcleos da região e principalmente a ajudar pessoas que precisam de transfusões, a repor as bolsas de sangue que já foram tomadas. Muita gente tem dúvida e medo, por isso nós nossa intenção é esclarecer algumas dúvidas, quanto a doação de sangue.

JS: Quantos membros tem hoje?
C: Hoje o grupo conta com 267 membros e a ideia é aumentar esse número cada vez mais. Por isso nós pedimos que os membros do grupo, convidem seus amigos e nos ajudem a aumentar essa equipe.

Para participar do grupo, basta acessar https://www.facebook.com/groups/doadoresdesnguebs/. O grupo é aberto, basta entrar e ajudar!