Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Onde treinar ciclismo de alto rendimento em Santos

Você sabia que quem pratica ciclismo de alto rendimento em Santos tem um local para treinar em segurança?

Pois é, quem é da cidade e participa de competições de ciclismo não precisa se aventurar no acostamento de estradas e nem pagar para treinar em um local especifico. Já que a cidade dispõe de uma área de treinamento para a modalidade.

Aliás, a estrutura é na rua mesmo. Mas com toda a segurança e o conforto que os atletas precisam em seus treinos.

Ciclismo de alto rendimento em Santos

A área de treinamento de ciclismo de competição funciona na orla, em uma área delimitada. Atualmente, o local de treinamento fica no trecho entre as ruas Carlos de Campos e Alexandre Martins. A mudança, definida pela Secretaria de Esportes (Semes) e a CET-Santos, se deve ao projeto Nova Ponta.

juicysantos.com.br - ciclismo de alto rendimento em SantosImagem: Reprodução

Ficou interessado? Então vamos a mais alguns detalhes: a pista no sentido do José Menino para Ponta da Praia é isolada e dividida ao meio por cones, para uso exclusivo dos ciclistas. No local, há um profissional da Semes e agentes da CET, além do apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O circuito possui cerca de 2km, e oferece equipamentos de apoio, como bomba de ar, ferramentas, câmaras e pneus.

É válido lembrar que isso acontece às terças e quintas, das 4h às 6 horas. Em casos de feriado ou véspera, o treino é cancelado, para não atrapalhar o trânsito no local.

+ Listamos locais para correr em Santos que não são a orla

Para participar, o atleta (nas modalidades de ciclismo, ciclismo adaptado, mountain bike e triatlo) deve se identificar para o professor e usar capacete. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, atualmente cerca de 75 pessoas utilizam essa facilidade.

Rota alternativa

Se acaso você não é ciclista e precisar sair de casa no horário dos treinos de ciclismo de alto rendimento em Santos, é melhor utilizar a rota alternativa para os motoristas. O trajeto indicado passa pelas avenidas Epitácio Pessoa e Rei Alberto I.