Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Em outubro tem mamografia de graça e na hora em Santos

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Por isso, em outubro, falamos tanto sobre conscientização e prevenção dessa doença. Também por essa razão, até o fim desse mês, tem caminhão de mamografia em Santos.

Isso significa que você vai fazer o seu exame de graça e na hora.

A unidade móvel ficará estacionado na Praça Mauá (no Centro Histórico). Isso acontece graças a uma parceria inédita entre a Prefeitura de Santos e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

juicysantos.com.br - caminhão de mamografia em Santos

Se você tem entre 50 e 69 anos e não fez o exame nos últimos dois anos, não perca a oportunidade! E, se você não se enquadra neste perfil, indique para amigas e familiares. Além disso, procure os locais e postos de saúde da prefeitura onde o exame também é feito gratuitamente.

Como funcionará o caminhão de mamografia em Santos

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira.

No período da manhã, das 9 ao meio-dia, o exame será feito em até 11 mulheres no perfil citado anteriormente (entre 50 e 69 anos e que não tenham realizado o exame nos últimos dois anos). Tanto mulheres de Santos quanto de outras cidades da região podem fazer a mamografia. É necessário apenas que tenham em mãos os seguintes documentos:

  • Identidade (RG ou CNH)
  • Comprovante de residência
  • Cartão SUS

Para fazer o cadastro, você precisa, ainda, informar número de telefone.

juicysantos.com.br - caminhão de mamografia em Santos

Em seguida, das 13 às 16 horas, o exame será feito em até 10 pacientes de Santos agendadas pela Central de Regulação de Vagas. As encaminhadas devem ter a partir de 40 anos e um exame clínico prévio com alteração, seguindo as recomendações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Resultados do caminhão de mamografia em Santos

Segundo o divulgado, o resultado dos exames ficará pronto em até 10 dias.

juicysantos.com.br - caminhão de mamografia em Santos

No caso das moradoras de Santos, elas serão contatadas pela Secretaria de Saúde para consultas de orientação no Instituto da Mulher e Gestante ou nas policlínicas. Já os resultados das moradoras das demais cidades serão repassados aos serviços de saúde dos municípios de origem.