Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

5 dicas para você dormir bem em tempos de pandemia

  • 3
    Shares

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, meu sono nunca mais foi o mesmo.

Passei a ter dificuldade para dormir e, às vezes, acordo no meio da noite sem sono. Uma sensação horrível que eu não desejaria para ninguém. Mas, na verdade, sei que não sou a única que não consegue dormir bem em tempos de pandemia.

De acordo com especialistas, isso acontece porque a mudança da rotina e a necessidade de distanciamento social podem ter efeitos nos sincronizadores do ritmo circadiano. Em outras palavras, a loucura que estamos vivendo afeta nosso ritmo biológico.

E ficar com o sono desregrado é horrível

Afinal, ninguém consegue ser feliz com sono, né? E não estamos exagerando. Dormir pouco produz efeitos nocivos à saúde mental e pode, por exemplo:

  • Alternar e piorar o humor;
  • Atrapalhar a tomada de decisões;
  • Atrasar a aprendizagem;
  • Ter reflexos na nossa memória e pensamento;

juicysantos.com.br - dormir bem em tempos de pandemia

Além disso, a privação de sono ainda altera o funcionamento do sistema imunológico que, neste caso, é importante para as defesas do organismo contra a COVID-19.

Dormir bem em tempos de pandemia é necessário

Por isso, nós selecionamos algumas dicas para você dormir melhor em tempos de pandemia, com base no guia da Associação Brasileira do Sono.

1. Estabeleça uma rotina durante o dia

Ficar o dia inteiro em casa pode não ser normal para você.

Tarefas do trabalho, seu almoço, arrumar a casa, talvez cuidar das crianças… As tarefas são muitas e não esperam. Querer fazer tudo ao mesmo tempo vai gerar ansiedade e isso atrapalha o seu sono. Crie uma rotina da qual você dê conta. Segundas-feiras, por exemplo, podem ser o dia de lavar o banheiro depois do home office e, aos domingos, você pode adiantar as refeições da semana.

Assim, a lista gigante se dilui no decorrer da semana e você não enlouquece.

2. Sua noite também precisa de uma rotina

E ela é tão importante quanto a do dia. Aqui vale lembrar que dormir e acordar sempre no mesmo horário ajuda a manter os ritmos biológicos do seu organismo.

3. Deixe a luz entrar

Não dá para pegar um sol na praia, mas exponha-se à luz natural em casa mesmo. Abra as janelas ou então passe um tempinho na sua sacada ou quintal. Isso ajuda a fixar as vitaminas essenciais à manutenção de sua saúde.

4. Cultive o contato consigo mesmo

O autocuidado é essencial neste período. Para isso, tire um tempo do dia para passar cremes no rosto e na pele, ler um livro, fazer yoga ou qualquer outra atividade física que curta… Enfim, qualquer coisa que te conecte com você e sirva como uma válvula de escape.

5. Cultive o contato com sua família

Tem mais pessoas na sua casa? Lembre-se de não ficar com o celular ou computador o tempo todo. Organize-se para terem momentos juntos para além das refeições, que podem ser, por exemplo, para assistirem os noticiários diários, uma série ou filmes ou quem sabe um momento de lazer com jogos?

Gostou dessas dicas? A Associação Brasileira do Sono tem um guia com várias outras recomendações para você.