Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

Segunda-feira é o dia mundial de começar a dieta.

Mas muita gente não vai ao nutricionista ou consulta um profissional antes de entrar no modo emagrecimento. Intuitivamente, buscamos consumir alimentos que aparentam ser mais saudáveis e evitamos gorduras e carboidratos.

Dá pra começar, só que nem tudo funciona assim, preto no branco. Neste sentido, existem alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina.

Isso porque, apesar da aparência saudável, eles são ricos em açúcar, sódio e gorduras por exemplo.

www.juicysantos.com.br - Alimentos que sabotam a dieta

“É importante saber o que compõe cada alimento, principalmente os industrializados. Portanto, escolha produtos com a menor quantidade de ingredientes e opções livres de estabilizantes, corantes, conservantes, emulsificantes. Atente-se, também, para a presença de açúcar com os nomes de sacarose, glicose, frutose, maltodextrina, melaço, xarope de milho”, explica a nutricionista Ione Leandro.

Para te ajudar nesta missão, o Juicy Santos listou 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina. Dá uma olhada e risque-os da sua lista de compras:

7 alimentos que sabotam a dieta

1. Barra de cereais

www.juicysantos.com.br - 7 alimentos que sabotam sua dieta

Essa é uma opção de lanche rápido, mas não deve fazer parte da sua dieta sempre. Isso pelo alto teor de açúcar e também por conter chocolate e cereais de alto índice glicêmico, segundo a profissional.

2. Frutas secas e oleaginosas

www.juicysantos.com.br - amêndoas 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

A ingestão pode ajudar a cuidar da saúde do coração, prevenir o envelhecimento precoce e auxiliar na perda de peso. Porém o consumo exagerado causa efeito reverso e acumular gordura. De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir 30 gramas apenas por dia, não mais do que isso.

3. Pães integrais

www.juicysantos.com.br - pão integral 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

É necessário uma quantidade mínima de farinha e grãos integrais para que o produto se encaixe, de fato, nessa categoria de integral. Então, verifique se realmente é integral. Para isso, basta ver qual ingrediente vem em primeiro na lista, pois é o que tem em maior quantidade no produto.

Portanto, a farinha integral e os grãos devem vir no início da lista de ingredientes.

4. Chocolate diet

www.juicysantos.com.br - cupcakes 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

Essas variações são indicadas para pessoas que têm restrição no consumo de açúcar. Geralmente, possuem maior quantidade de gorduras, ou seja, vêm com mais calorias.

5. Granola

www.juicysantos.com.br - granola 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

Mistura de frutas secas, grãos, cereais e castanhas, a granola promove energia e ajuda no funcionamento do intestino. Porém, não deixa de ser um alimento bastante calórico.

Dica da especialista: coma no café da manhã e restrinja a quantidade a 25 gramas por dia.

6. Gelatina

www.juicysantos.com.br - 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

As gelatinas não possuem muitas calorias e proporcionam uma boa fonte de colágeno. No entanto, consuma com cautela, pois o alimento contém altos níveis de açúcar, aromatizantes e corante.

7. Embutidos

www.juicysantos.com.br - peito de peru 7 alimentos que sabotam a dieta e você nem imagina

O peito de peru ou o peito de frango trazem menos calorias do que salame e mortadela, por exemplo. Mas também são ricos em sódio e conservantes.

Conheça também

Uma boa opção para comer mais saudável sem radicalismos é a dieta flexitariana. Aqui a gente conta o que é e como aderir.

Concluindo, consulte sempre um profissional de nutrição antes de seguir qualquer dieta de restrição alimentar.