Renata Ortolani
Texto porRenata Ortolani

3 motivos para parar e respirar (e 3 passos para fazer isso HOJE)

Parece uma pergunta boba, mas observo que algumas pessoas simplesmente não respiram.

Começam a falar e eu começo a perder o fôlego só de ouvir.

Estão como se estivessem lendo um livro sem vírgulas, sem pontuação.

O nível de ansiedade é tão alto, que a pessoa não percebe o quanto está acelerada.

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Por que não parar e respirar?

Quando olhamos um bebê respirando, vemos que, quando ele inspira, a barriguinha dele enche de ar. E, quando ele expira, a barriga murcha.

Agora faça o teste: coloque a mão na sua barriga, feche os olhos e perceba se ao inspirar a sua barriga enche e ao expirar a sua barriga murcha. Sim? Parabéns!!! Você está respirando.

Mas aposto que a grande maioria dos leitores percebeu que o que acontece é o oposto. O peito enche de ar quando inspira e a barriga enche de ar quando expira. Esta respiração é a do pugilista quando entra numa luta de boxe. É a respiração induzida para aumentar a adrenalina.

Logo, você está todos os dias começando o seu dia para ir para a briga. Ótimo! A vida é “matar” um leão por dia mesmo, né? Mas esta adrenalina nos leva a agir sem muita clareza, a ansiedade atrapalha.

Esse estado de espírito traz uma aceleração que não ajuda em nada. As pessoas começam a agir sem pensar, fica tudo automático.

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3 motivos para parar e respirar fundo

Não sei muito bem aonde isso começou, mas existe uma ânsia por preencher o tempo, não podemos mais “fazer nada”, é perda de tempo. Todo o tempo que temos deve ser preenchido com algo intelectual, e com isso a ansiedade só aumenta.

Uma pessoa normal respira entre 17 e 18 vezes por minuto. Já em momentos de estresse, respiramos quase o dobro: 30 vezes. No nosso cotidiano, uma situação de uma briga, caos no trânsito ou nervosismo no trabalho desencadeia a respiração acelerada. O corpo entra em modo de “luta” por sobrevivência.

Aqui estão 3 razões para você refletir sobre o ritmo que tomou conta da sua vida:

  1. Respirar fundo melhora outras funções corporais, como o funcionamento do intestino, alivia o estômago e relaxa os músculos;
  2. Elimina os radicais livres, ajudando na manutenção da saúde da pele e na prevenção do envelhecimento;
  3. Menos chances de ter doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, por exemplo.

Quero fazer um alerta neste post.

NÓS PRECISAMOS DE MOMENTOS DE PAUSA.

Não estou falando de momentos de preguiça, mas de momentos para olharmos para nós mesmos. Para perceber como estamos levando a vida, como estamos respirando.

Imagine que as atividades da sua vida são conduzidas por você através de um instrumento. Quando foi a última vez que você parou para afiar este instrumento?

O corre-corre da vida não te fará mais produtivo, já os momentos de pausa podem fazer muito por você.

Pare uma vez no seu dia e observe a sua respiração. Fique por um único minuto respirando pelo abdômen e perceba a diferença.

Aceite o desafio e respire!

Aqui estão 3 passos para respirar melhor para começar já

A técnica abaixo se chama respiração ritmada:

  1. Inspire profundamente e conte até 4;
  2. Retenha esse ar, sem forçar, contando até 5;
  3. Expire contando até 7.

Depois disso, comece novamente e repita o processo até se sentir mais pleno.