Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

Pole dance em Santos: a Sou do Pole vai te ensinar

  • 1
    Share

Tinha acabado de escurecer quando vesti o top e os shorts para fazer minha primeira aula de pole dance em Santos. No caminho para o estúdio, fiquei pensando: “o que exatamente vou encontrar lá?”. Não sabia mesmo o que esperar. Spoiler: foi uma das experiências mais divertidas e empoderadoras que já vivi.

O convite da Sou do Pole para fazer uma aula experimental de pole dance veio na hora perfeita. Depois de um dia estressante (como tantos que vivemos nos últimos tempos), tudo o que eu precisava naquela segunda-feira era sair da minha zona de conforto. Eu pratico atividades físicas desde adolescente, mas a dança sempre foi o desafio pra mim. Me acho sem jeito e sem charme. Também estou aprendendo aos poucos a conviver com uma nova forma de ver a minha sexualidade, depois de um longo relacionamento que acabou há 2 anos.

Pole para todos: onde fazer pole dance em Santos

Antes da aula, conversei com Danielle Barbosa, uma das sócias do Sou do Pole, juntamente com Suely Barbeiro e Lorraine Pinheiro. Esse é um estúdio de pole dance em Santos com 5 professoras mulheres e um professor homem.

www.juicysantos.com.br - onde fazer aula de pole dance em santosEsta não sou eu, gente (risos) – foto: Rodrigo Farah

E elas utilizam a dança para promover saúde, bem-estar e autoestima entre os praticantes. E o pole dance é bem mais que apenas se exercitar. É uma arte que envolve equilíbrio, ritmo, sensualidade e muita diversão, como eu mesma comprovei na prática.

Dani me explicou que “o pole é para todos”. Não importa o seu gênero, o seu tamanho, a sua personalidade, a sua flexibilidade. Sempre é hora de começar.

“Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem praticar. Tanto homens como mulheres podem fazer pole. Não precisa ter força ou saber dançar para começar. Aqui, todos os corpos são bem vindos e todos os objetivos são trabalhados, sejam relacionados ao condicionamento físico, ao empoderamento ou à arte”, conta. 

www.juicysantos.com.br - onde fazer aula de pole dance em santos

A história do pole dance

Existem registros de práticas com mastros similares ao pole de mais de 200 anos atrás. As origens do pole dance são masculinas e surgiram no circo. Mas, nos anos 1960, a versão contemporânea se popularizou nas boates de striptease. Para nós, aqui no Brasil, a cultura pop ajudou a difundir essas imagens em filmes, séries, novelas e vídeoclipes.

Segundo Dani, aqui no Brasil, a coisa começou a ficar séria em 2009. Nesse ano, nasceu a Federação Brasileira de Pole (FBP). Ela criou não apenas uma unidade de escolas e profissionais da área, como também competições que mostram o melhor do que tem no pole dance brasileiro.

www.juicysantos.com.br - pole dance em santos

Minha primeira aula de pole dance

Na Sou do Pole, desde a entrada, o ambiente é acolhedor para todo mundo. Lá, não tem vibe de academia.

No início, a visão dos poles (os mastros de metal) pode parecer um pouco intimidadora. Confesso que meu primeiro pensamento foi que não conseguiria tirar do chão aqueles belos movimentos que a gente vê nos vídeos.

www.juicysantos.com.br - pole dance em santosEstreando no pole dance com a Dani, da Sou do Pole

Para minha sorte, eu estava errada. Com a ajuda da Dani, não só consegui, como fiz isso me divertindo – e suando MUITO!

A aula de pole dance não deixa de ser uma ginástica funcional. Isso porque você utiliza o peso e a força do próprio corpo para se exercitar.

Não há aparelhos ou equipamentos, a não ser o pole.

www.juicysantos.com.br - pole dance em santos

As sequências de passos que Dani mostrou iam aumentando de dificuldade gradualmente.

Mas, para minha surpresa, a minha capacidade de realizá-los também!

Ao final da aula, escolhi uma música e consegui realizar uma coreografia inteira de 1 minuto sem parar. Além de um treino super desafiador, me senti poderosa e incrível, como há muito tempo não acontecia. A sensação era de autoestima lá na estratosfera e de bunda dura (amém!).

Se tudo isso não foi suficiente pra te incentivar a experimentar esse treino sensacional que reúne fitness, diversão e muito alegria, dá play nesse vídeo. Duvido você não ter vontade de mandar um direct pras meninas do estúdio:

Quer fazer aula de pole dance em Santos?

Vai lá então: o Sou do Pole é um lugar incrível e cheio de afeto pra você iniciar sua prática ou então se aperfeiçoar.

Fica na Av. Pedro Lessa, 1.640, sala 710, Aparecida.

Siga o estúdio Sou do Pole no Instagram.