Ricardo Brazileiro ministra oficina PureData em Santos
Ricardo Brazileiro, 1984, pernambucano, é pesquisador de arte eletrônica. Possui experiência em apropriações críticas de linguagens para uso criativo, arte-computabilidade, sound art e interfaces sensitivas em tempo-real. Graduado em Computação com ênfase em ensino e pesquisa, dedicou seus estudos em experimentações poéticas na construção de aparelhos interativos, instalações com organismos vivos, hardwares obsoletos, chips, e ambientes imersivos.
A partir de 2007 começou a ministrar diversas oficinas de arte e computação com práticas de desenvolvimento de softwares e hardwares interativos. Recentemente ganhou prêmio Funarte de Produção Crítica e Cultural pra Internet com o projeto Cotidiano Sensitivo: comunidades em trânsito. Participou de importantes festivais e residências de arte e tecnologia como o Gambiólogos 2010(BH), Territórios Recombinantes 2010 (PE), Festival Contato 2009/2010 (SP), FAD 2010 (BH), FILE 2010 (SP) Piksel 2009 (Noruega), aHacktitude 2009 (Itália), LIBRES 2009 (PE), PdCon 2009 (SP), Spa das Artes 2007/2010 (PE), Submidialogia 2007/2010(BA,PE). Em 2008 começou a desenvolver projetos de instalações, gambiarras, códigos e peças como EletroAcupuntura(2008), Emotional Kernel Panic (2009), Papelão Sequencer (2009), MSST ( 2009), Frequências em Trânsito (2010), MetroBang (2010), betaOrquestra (2010), Híbrido ao Pulso (2010). Ou seja, o cara é bom bragarai.
Acontece que nem sempre temos profissionais desse gabarito se locomovendo até Santos pra falar com a gente. Geralmente a gente tem que subir a serra atrás desse tipo de conteúdo. Significa? Que a gente tem que prestigiar e divulgar bastante. Então se você é designer ou programador caiçara, manda para os seus amigos e colegas de trabalho divulgarem também, alright?
O nome da oficina é “Puredata”, a mesma que foi que ministrada na Campus Party desse ano. É voltada para artistas, estudantes, pesquisadores, músicos, programadores, designers, pessoas com interesse em arte, tecnologias e poéticas.
Oficina PureData – dias 28 e 29 de maio, das 14h às 18h – TURMA ÚNICA
PureData é um software livre de programação gráfica para multimídia, muito usado em projetos audiovisuais interativos e em tempo real. O programa também é adotado como ferramenta para síntese e processamento de sons em tempo real. A oficina oferecerá um método completo em português, um tutorial extenso que cobre toda a sintaxe e elementos básicos de programação no PureData.
A oficina Pure-Data: dados contemporâneos é uma proposta de imersão no ambiente de programação multimídia Pure-Data para a criação de aparatos interativos e organismos que dialogam com ambientes físicos e virtuais e provocam interações entre diferentes corpos e espaços. Durante a oficina são aprofundadas as poéticas dos códigos livres, a programação interativa audiovisual e as linguagens experimentais contemporâneas. Pretende-se ao final do laboratório, produzir aparatos de interações cognitivas em tempo-real que são utilizados como dados para improvisos e performances.
O curso é gratuito com 19 vagas e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do SESC Santos ou pelo telefone: (13) 3278-9800.
Conteúdo
A oficina será ministrada para uma turma de 15 participantes em 2 dias com 4h/aula e abordará de forma prática os conteúdos abaixo:
• Eletrônica experimental;
• Sistemas como organismos;
• Programação interativa – fluxos e poéticas;
• Computação Musical: Osciladores, Sínteses Aditivas, Subtrativas, Sequenciadores e Efeitos;
• Programação visual: imagens e movimentos em tempo-real (Stopmotion e Sequenciadores).