Santos ganha hub de inovação para agronegócio e pesca
Boa notícia para quem atua no setor de inovação, tecnologia e sustentabilidade em Santos e região. Em mais um passo para estimular a inovação no território, o Aptahub acaba de inaugurar uma unidade na Baixada Santista. Como parte de um ecossistema de 7 espaços criados em São Paulo, o escritório local vai apoiar e acelerar a inovação baseada em pesquisa científica na agricultura tropical e agroalimentar no estado e no Brasil, com o cumprimento da agenda climática.
O que é Aptahub
Trata-se de uma rede de ambientes de inovação do agro vinculado à à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), segunda maior organização de pesquisa científica e tecnológica focada no agro do hemisfério Sul, composta por sete Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).
Ou seja, o hub une institutos, pesquisadores, empreendedores, investidores, startups, empresas e produtores rurais de São Paulo e desenvolve soluções. Tudo isso para estimular e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar. A ideia é transformar positivamente a sociedade, ao mesmo tempo que torna o segmento mais competitivo e sustentável.
Três organizações gerenciam este projeto: Cietec, Impact Hub e Wylinka.
Mas por que um hub de agronegócio em Santos?
Antes de Santos, o Aptahub abriu espaços colaborativos em Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo e Santos.
Instalado no Instituto de Pesca, verdadeira referência na pesquisa científica que celebra 55 anos de atuação, o AptaHub de Santos vai se dedicar à sustentabilidade do setor pesqueiro da Baixada Santista. Outro objetivo é criar facilidades tecnológicas para conectar o pescador artesanal diretamente ao consumidor e agregar valor para os frutos do mar.
Na cidade, o Aptahub vai:
- ampliar o alcance ao conhecimento e à inovação gerados pelos Institutos de pesquisa da Apta
- garantir formação e educação continuada para a geração de soluções inovadoras
- acelerar negócios
- promover parcerias estratégicas e acesso a investimentos que possibilitem o desenvolvimento das novas tecnologias que se transformem em novos negócios.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, o AptaHub vai ampliar a economia sustentável e abrir novas oportunidades de rentabilidade para quem vive da pesca na região.
“O AptaHub é hoje o maior centro em capilaridade em pesquisa no agro no estado de São Paulo. Vamos desenvolver a ‘economia azul’, que é saudável e não para de crescer. Nosso objetivo é fazer com que estas pesquisas se transformem em notas fiscais. Queremos gerar lucro, receita para as agtechs abrigadas nestas unidades”, disse Piai.
Startups que prometem no Aptahub
O espaço vai abrigar 3 startups de Santos com soluções sustentáveis.
A GreenBug utiliza a tecnologia como aliada no combate ao desmatamento. Sua plataforma recebe dados dos dispositivos conectados à internet (tecnologia IoT) instalados nas florestas. Por meio de inteligência artificial, detectam e classificam tipos de sons. A qualquer sinal de anomalia, alerta os clientes para que atuem antes que seja tarde demais.
Já a DuoFish atua com a prestação de serviços de consultoria ambiental e também desenvolve um projeto-piloto associado à criação de uma rotina operacional de acompanhamento da qualidade e alimento seguro para o pescado artesanal.
E a Lixo Zero é uma consultoria de sustentabilidade que contribui com o agro ao promover a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade da água, do solo e do oceano, impactando principalmente a agricultura e a pesca na região da Baixada Santista.
Além de acesso ao espaço físico, as empresas têm acesso a mentorias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e Institutos de Pesquisa.
A junção dos espaços físico e virtual do Aptahub vem pra fortalecer ainda mais o cenário do empreendedorismo e inovação em Santos e região.