Histórias inspiradoras na Semana Global do Empreendedorismo no TIP

Novembro é considerado o mês do empreendedorismo e durante os dias 18 a 23 tive a oportunidade de organizar e participar de um evento mundial que acontece em mais de 130 países. A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) teve sua versão caiçara através de uma série de atividades realizadas pelo TIP. A SGE 2013 no TIP procurou mesclar temas como empreendedorismo social, ativismo, empreendedorismo local, negócios e empreendedorismo feminino. Santos recebeu empreendedores da região, além de São Paulo e Curitiba que vieram dividir suas histórias e inspirar quem já empreende ou quem pretende empreender.

Para completar essa fórmula, toda a Semana Global do Empreendedorismo foi realizada de forma beneficente, ou seja, 100% da renda arrecadada é destinada à entidades de Santos.

Entre todos os dias da SGE no TIP tivemos a participação de 54 pessoas e R$ 1512,00 arrecadados.

A abertura da SGE 2013 aconteceu com a fala da Marleide Monteiro, criadora da rede de doces homônima. Marleide emocionou a todos com sua impactante história de vida, mesclando empreendedorismo nato com uma vontade imensa de fazer seu nome ser respeitado. Na sua trajetória podemos notar uma determinação sem tamanho, uma resiliência fora de série e um grande respeito pelas pessoas que a ajudaram a trilhar seu caminho.

Marleide Monteiro no TIP

Mais detalhes sobre a palestra da Marleide Monteiro

No segundo dia foi Paulo Al-Assal, fundador da BR Culture e diretor de marketing voluntário do Oncoguia que inspirou a platéia. Paulo dividiu sua história de empreendedorismo serial somada a uma vontade de contruibuir e ajudar ao próximo. Depois de fundar três empresas e perder sua mãe para o câncer, ele se juntou à causa sendo embaixador da ONG Fuck Câncer no Brasil, além de atuar como diretor de marketing voluntário no Oncoguia. Seu trabalho nesta última instituição consiste em informar e emprestar todo seu know-how na área de inovação para informar e defender os direitos dos pacientes com câncer.

Paulo Al-Assal no TIP

Após uma pequena pausa para o feriado da consciência negra, a SGE no TIP foi retomada com José Luiz Tahan, o front-man da Realejo Livraria e Editora. Tahan contou curiosidades de sua história, desde sua antiga livraria, passando por sua livrara universitária até a criação da marca Realejo. Além de sua história como livreiro, Tahan falou da experiência como editor, expandindo os horizontes da Realejo para possibilidades bastante criativas. A Tarrafa Literária também foi pauta no encontro, onde o bom-humor de Tahan conquistou a todos.

José Luiz Tahan

Na sexta-feira o empoderamento feminino tomou conta da Semana Global do Empreendedorismo no TIP, onde Lênia Luz veio com seu Empreendedorismo Rosa direto de Curitiba para falar do papel empreendedor da mulher. Após uma emocionante palestra, várias empreendedoras dividiram suas histórias entre elas Val Rocha, Thaís Polydoro, Adriana Vieira e nós, do Juicy Santos. Eu participei concluindo a Ciranda com pROSA, e a Flá Saad mediou a conversa. Tudo muito divertido e inspirador.

Empreendedorismo Rosa no TIP

No sábado chuvoso o TIP recebeu a história de Ronaldo Pereira da Metamorphose que contou sua história de transformação social, desde a participação do programa Guerreiros Sem Armas até a realização de Saraus em várias comunidades da região. Ronaldo é um exemplo pragmático do empreendedorismo social.

Empreendedorismo Social no TIP

A tarde e o encerramento da SGE no TIP foi feita pelo Brian Drummond, gerente de marketing da Mahogany, uma das empresas de maior destaque no segmento de cosméticos no Brasil. Drummond apresentou de forma descontraída toda a transformação da Mahogany, a mudança de uma marca unicanal para uma rede de 160 lojas franqueadas. Uma história impressionante de união familiar, de reinvenção e cuidado com o consumidor. A semana não poderia ser encerrada de forma mais inspiradora.

Mahogany no TIP

Com tanto conhecimento acumulado, podemos notar algumas características comuns entre todos os palestrantes da SGE 2013 no TIP:

– Resiliência, pois não desistir é o mais importante;

– Bom humor: todos falaram de seus negócios, de suas histórias e de seus erros com muito bom humor;

– Humildade: para corrigir a rota quando necessário, saber recuar quando as coisas não acontecem e admitir que a oportunidade está em outro lugar;

– Contribuição: seja com a comunidade, com a equipe, com desconhecidos, dividindo conhecimento, ideias, oportunidades;

– Gratidão: por cada oportunidade ou inspiração durante a jornada empreendedora.