Antiqueda e seus 22 anos de grandes ondas
Conheço muita gente que reclama do mercado de Santos, dizendo que existem limitações e falta valorização de profissionais, produtos e serviços. E, em alguns casos isso até acontece. Na outra ponta dessa história existem empresas instaladas aqui em Santos que fazem sucesso Brasil afora. E hoje, dia 8 de março, além do dia internacional da mulher é o aniversário de 22 anos de uma empresa que muita gente acha que é carioca, mas que é santista: a Antiqueda, marca de surfwear conhecida no Brasil inteiro. A empresa é capitaneada pelo Marcelo Kassardjan, Soninha Nicastro e pelo Paulinho, que nos concede essa entrevista.
JS – A Antiqueda está muito bem posicionada em um mercado que hoje está cada vez mais profissionalizado e competitivo. Como uma marca brasileira (e santista) consegue dividir espaços em lojas com marcas gigantes como Quiksilver e Billabong?
AQ – Dividimos hoje espaços nas lojas, com marcas internacionais que tem uma distribuição mundial. Só conseguimos isso, através dos nossos diferenciais de produto, preço e ações.
JS – Como a Antiqueda começou? Vocês já tinham ligação com o universo do surf?
AQ – A Antiqueda começou com os mesmos 3 sócios em uma sede de 73m², 3 colaboradores, uma coleção com 15 referências e uma produção de 800 peças por coleção. Hoje estamos indo para uma nova sede de 4000m², temos mais de 100 colaboradores, a nossa coleção tem 400 referências e produzimos 240.000 peças por coleção. Dos 3 sócios, eu era o único que já surfava e também trabalhava com surfwear.
JS – O surf, assim como o skate e o grafite por exemplo tinham uma imagem meio marginalizada há uns anos atrás. Hoje, vemos que não é mais assim. Vemos todas as classes sociais e perfis praticando o esporte. Como a AQ enxerga esse processo?
AQ – Por ser praticado na praia, esse rótulo de esporte marginalizado se acentuava ainda mais. Uma das ações da AQ que ajudaram a mudar bastante essa imagem, foi o Circuito colegial. É uma parceria recorde de 15 anos com o grupo A Tribuna, fazendo com que os bons surfistas tenham bolsas de estudos para representar as escolas no nosso campeonato, dando uma visibilidade boa essas instituições de ensino na mídia escrita e eletrônica regional.
JS – Quais são as maiores dificuldades no mercado hoje? Por exemplo, vemos que grandes lojas de departamento investem em roupas que parecem do surf e do skate. Qual a diferença entre o produto dessas redes e o produto da AQ?
AQ – É desenvolver produtos que tenham diferenciais suficientes para conquistar os consumidores dentro de um universo tão grande de marcas e regiões com costumes diferentes. Com relação a concorrência com as lojas de departamento, o que nos diferencia como uma autêntica surfwear é o fato que todos os nossos investimentos de marketing são direcionados para o mercado surf, fazendo com que o segmento surf esteja sempre fortalecido mantendo seu lifestyle.
JS – Quais foram as inovações da marca ao longo desses 22 anos?
AQ – No início da década de 90 inovamos na localização das estampas nas camisetas, com silk estourando na costura e em lugares inusitados como, ombro, barra da camiseta e também utilizando estampas full print. Em parceria com a prefeitura do Guarujá e a Translitoral, lançamos o Wavebus, um ônibus que era totalmente equipado para levar o surfista para a praia. Há quinze anos, lançamos junto com o grupo A Tribuna, o Circuito Colegial. Primeiro campeonato do Brasil onde para se inscrever os atletas teriam que estar matriculados (cursando) no ensino fundamental e médio, representando as escolas. Dentre outros programas, participamos também do figurino da novela Três Irmãs, onde tinha um núcleo voltado para o surf.
Fomos convidados pelo grupo Vicunha, o maior grupo Têxtil do Brasil, para lançarmos a malha UV Pro, malha com fator de proteção solar. Fomos escolhidos para essa parceria por sermos uma marca 100% nacional. Pelo mesmo motivo, fomos convidados para patrocinar o Circuito Petrobrás Feminino Profissional.
JS – É verdade que voces estão construindo um prédio enorme para abrigar a nova sede da empresa?
AQ – Sim.
JS – Por que vocês permanecem aqui em Santos?
AQ – Por sermos uma empresa que nasceu em Santos, temos o maior orgulho de divulgarmos a nossa cidade em todos os nossos mil pontos de vendas distribuídos no território nacional. Não há nada melhor para uma surfwear ter nascido na cidade onde nasce o surf.