Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Santos Design Festival espalha design por mais de 40 pontos da cidade

Pra quem gosta de design, arte, cultura e sustentabilidade, o mês de agosto vai ser bem especial. Isso porque o Santos Design Festival estreia com uma programação recheadíssima de eventos para destacar a importância do design nas nossas vidas.

Mais de 40 espaços da cidade vão receber ações variadas até o dia 31 de agosto. A ideia é mostrar como o design está sempre ao nosso redor. Segundo esse texto bacana do Sala Amarela, o bom design pode melhorar a qualidade de vida e a sua carreira.

Maurício Arruda do GNT abre o Santos Design Festival

Quem dá início ao evento, no Teatro Municipal Braz Cubas, é o arquiteto Maurício Arruda, do Decora GNT.

Infelizmente, os ingressos para a palestra já estão esgotados.

Mas há mais de 50 eventos paralelos no Santos Design Festival te esperando até o último dia de agosto. E a maioria deles tem entrada gratuita!

www.juicysantos.com.br - yanaina mella intervenção em muro no santos design festival

No sábado (10 de agosto), por exemplo, a Rua Azevedo Sodré será tomada pela alegria do design no Azevedo Design Day. As lojas da via (que estará fechada para o evento!) e seus parceiros vão oferecer atividades para a família toda. Novidades de design e muita arte devem surpreender o público.

Economia criativa e o Santos Design Festival

Intervenções como a da foto acima, da designer Yanaína Mella, mudam a cara da paisagem urbana em Santos ao longo do Santos Design Festival.

Muros, calçadas e paredes ganham cara nova. Esculturas surgem em pontos estratégicos e interagem com o público. Exposições utilizam a fachada das lojas como suporte. Uma árvore dos sonhos e um desfile de luminárias provocam curiosidade. Desfile de moda com peças que utilizam material de descarte de cortinas. Várias palestras e workshops. Enfim, inúmeras atividades serão reveladas nos próximos dias.

De acordo com o curador do Santos Design Festival, Alvaro Guillermo:

“Santos vai se transformar em um museu de design a céu aberto”. 

Vale lembrar que o SDF já funciona como um aquecimento para o evento de cidades criativas da UNESCO em Santos em 2020.

“Existem excelentes festivais criativos espalhados pelo Brasil, a diferença do nosso é que este promove a economia criativa. Por exemplo, alguns desses festivais após o evento a cidade volta a ficar parada e geralmente você não encontra nada nela que remeta ao festival. Aqui não, as marcas e lojas da cidade permanecem funcionando, assim como os criativos, designers, arquitetos e artistas moram na cidade. O turista pode retornar e visitar esses locais e encontrará tudo funcionando, com produtos e serviços de alta qualidade e sempre com novidades” explica Guillermo.

Ecofábrica em Santos

E ação social também está na pauta do SDF. O ECOLAB Design propõe uma experiência única de co-criatividade.

O projeto Encontros Criativos do Club Design, ação na EcoFábrica com a Prefeitura de Santos, terá um novo formato.

O ECOLAB Design, premiado no IF Design 2018 na categoria Social Impact, vai ser ampliado durante o mês de agosto para participação de profissionais de outras áreas, estudantes e toda a comunidade. Então, se você se interessa por marcenaria, design, sustentabilidade e temas afins, pode se inscrever.

Programação do Santos Design Festival 2019

A programação completa de mais de 50 eventos e os formulários de inscrição para as oficinas e workshops estão no site oficial do Santos Design Festival.

Para mais informações, siga o Santos Design Festival no Instagram.

O SDF tem organização da Vila Cultural e Club Design, além de apoio da Prefeitura de Santos.