Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Santista Vanessa Rodrigues no MIS-SP

Fotógrafa e artista visual de Santos, Vanessa Rodrigues foi selecionada para residência no MIS-SP e exibe sua obra trezeMARIAS.

A instalação artística da fotógrafa santista Vanessa Rodrigues com trezeMarias é contundente.

www.juicysantos.com.br - vanessa rodrigues trezemarias

As Marias retratadas na obra audiovisual moram no centro de Santos, em casarões do fim do século XIX, durante o ciclo áureo do café em Santos:

“Esses lugares fazem parte da construção da memória visual da cidade. Além da arquitetura, estas moradias carregam, na imagem crítica, as histórias e o tempo-espaço de treze mulheres com mais de 60 anos, que vivem em um mundo atrás das fachadas, portas e janelas.

Esquecidas pelo ritmo acelerado de uma cidade que avançou para o mar e deixou, para trás, os sonhos delas”.

www.juicysantos.com.br - três marias vanessa rodrigues

Vanessa foi selecionada, em 2016, para a Residência LABMIS daquele ano, junto com três outros artistas, para realizar seus projetos no Museu da Imagem e do Som da capital paulista.

Agora, a partir do dia 26 de julho (terça-feira) e até 13 de agosto, o público poderá ver o resultado final desses trabalhos: videoinstalações, um filme e uma instalação audiovisual inéditos.

A Mostra LABMIS tem, ainda, Alessandra Bochio (SP) e Felipe Merker (SP), Fernando dos Santos (BH) e Viviane Vallades (SP), contemplados na convocatória pelo Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (LABMIS).

O programa anual Residência LABMIS seleciona artistas contemporâneos que desenvolvam obras que trabalham na interface entre arte e tecnologia, a fim de abrir espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento e experimentação em novas tecnologias.

Alessandra Bochio e Felipe Merker apresentam o projeto Convergências; Fernando do Santos exibe o filme Ouro, Minério e Pedra; e Viviane Vallades apresenta a videoinstalação Transporto Sentimentos.

A Mostra LABMIS tem entrada gratuita e acontece no segundo andar do museu.

Mais informações sobre os projetos e os artistas estão no site do LABMIS.

A abertura da mostra acontece na terça-feira (25 de julho), às 19 horas, com entrada gratuita.

A visitação fica aberta de terça a sexta-feira, das 11 às 20 horas, aos sábados, das 10 às 21 horas e, aos domingos e feriados, das 10 às 19 horas. O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O Museu da Imagem e do Som – MIS SP fica na Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.