Porta dos Fundos em Santos – Saiba como foi

No último dia 30/10 tive a oportunidade (e a honra) de estar no evento Roda Viva Unimonte com o Antônio Tabet e o Fábio Porchat. Ou seja, recebemos os criadores do Porta dos Fundos em Santos. Fazia tempo que eu não ia a um evento aqui na região tão disputado. Quase uma hora antes dos convidados subirem ao palco o salão principal do Mendes Convention Center já estava com praticamente todas as cadeiras ocupadas.

O Porta dos Fundos, que tem menos de um ano, é um fenômeno que extrapolou a Internet faz tempo. Virou livro, está com um filme na etapa de produção, foi aclamado como formato de publicidade nativa e resultou em uma porção de desdobramentos para seus fundadores e casting.

A empresa Porta dos Fundos foi fundada por Antônio Tabet, Fábio Porchat, Ian SBF, Gregório Duvivier e João Vicente (os sócios) e um elenco fixo de grande expressão.

porta dos fundos em santos

Segundo o próprio Tabet, um dos motivos do grande sucesso do coletivo foi aplicar o aprendizado da televisão no ambiente digital brasileiro, oferecendo dois aspectos principais: frequência (e pontualidade) e qualidade técnica. O Porta dos Fundos cria grande expectativa todas as segundas e quintas-feiras, onde lançam vídeos inéditos sempre às 11h da manhã. A qualidade técnica também é irretocável. O elenco é ótimo, a direção muito bem feita, as narrativas coesas e sempre trabalhadas com a tensão própria que o meio digital pede.

Tabet fez questão de frisar que a produtora começou com uma infra bastante pequena: uma câmera 5D e um microfone foram os primeiros equipamentos, que já eram da Fondo filmes, uma outra empresa do Ian e Fábio. Hoje o Porta dos Fundos é uma empresa estabelecida no Rio de Janeiro, com quase 40 funcionários e estrutura de produtora audiovisual.

Durante todo o evento a dupla brincou e fez uma espécie de “palestra stand-up”. Muitas piadinhas que eram provocadas pelo próprio mediador, professor da Unimonte.

Deu para aprender bastante com a história de empreendedorismo deles. Fiquei impressionada com a velocidade de raciocínio do Antônio Tabet. O cara simplesmente tem resposta para tudo, numa agilidade e sagacidade imensa. Para quem não sabe o Tabet é dono de um dos maiores blogs de humor do país, o Kibe Loco.

O mais legal: os caras trabalham com o que gostam depois de terem construído uma carreira sólida e não se limitam ao seu talento nato. Tabet é publicitário, sempre escreveu histórias e roteiros e concomitantemente tem mandado muito bem como ator. Um dos meus vídeos do Porta dos Fundos preferido é com ele (veja abaixo).

O Fábio Porchat, que faz o papel de prettyface do grupo não se limita a atuar brilhantemente. Ele sempre escreveu roteiros (a maior parte dos roteiros relacionados à religião são deles) não apenas para o Porta dos Fundos, mas para programas da Globo, inclusive o duvidoso Zorra Total.

Uma noite bem legal, produtiva e memorável!

Valeu, Unimonte! 🙂

Coloco abaixo o meu vídeo favorito do Porta dos Fundos:

Então vamos redefinir esse conceito de difícil, meu querido?