Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Os nossos favoritos de 2017

Chegou o momento de colocar as coisas que aconteceram em 2017 na balança.

Aqui no Juicy Santos, isso significa relembrar todos os achados, visitas e redescobertas que a nossa equipe fez durante os 12 meses que passaram. Foram muitas coisas incríveis e vocês acompanharam cada uma delas, seja aqui no site, no Facebook ou no Instagram.

E, é claro, dentre tantas coisas, algumas ganham o nosso coração e merecem um destaque especial.

Os nossos favoritos de 2017 são dicas de ouro para o seu 2018. Dá uma olhada: tem rolê, compras, comidinhas e muito mais.

www.juicysantos.com.br - o melhor de 2017 em santos segundo a equipe do juicy santos

E não esquece de contar pra gente: qual o seu favorito desse ano?

Flávia Saad (editora)

Comida: Quilha Fresh Food

Eu adoro a leveza dos pratos, o ambiente e os drinques da casa.

www.juicysantos.com.br- camarão thai do quilha

Experimentei comida thai há uns bons 10 anos no Rio de Janeiro e, até então, não havia achado algo que fosse parecido com isso aqui em Santos. Agora sempre que estou com vontade vou no Quilha.

Fica na Rua Azevedo Sodré, 81, Boqueirão.

Menção honrosa pro Cola na Base, que faz o melhor burger vegano (de feijão preto!) da cidade (Rua Alagoas, 6, Gonzaga).

Com crianças: empate entre Quiosque Burgman e Sesc Santos

Parece uma escolha não muito óbvia escolher um quiosque de cerveja para um rolê infantil, mas faz todo o sentido: enquanto a Filipa brinca no playground ao lado do Canal 4 com os amigos, os pais sentam em uma das mesas em frente e curtem as incríveis cervejas artesanais da casa. Também adoro a comida do Quiosque Burgman, em especial o Hamburgman e os onion rings, os melhores de Santos.

www.juicysantos.com.br - quiosque na praia burgman cerveja artesanal

Já o Sesc é hors-concours, porque o rolê é barato e os pequenos amam. Neste ano, o parquinho passou por reformas e ficou bem melhor: saiu a terra batida que deixava todo mundo SUJO e entrou o piso seguro de borracha. Adoro tomar café lá também. Mas prepare-se para enfrentar fila na cafeteria.

O endereço é Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Outros lugares gratuitos e kid friendly que eu frequentei muito em 2017: Gibiteca Marcel Rodrigues Paes e Orquidário Municipal.

Rolê de fim de tarde: Revo Coffee

Fizemos uma matéria com eles no início do ano quando a ideia era apenas trabalhar com torrefação de café. Mas o sucesso foi tão grande que mudaram de rumo e montaram, em uma garagem, o café mais gostoso de Santos.

www.juicysantos.com.br - revo coffee

Não tem placa na porta vermelha, é só tocar a campainha, entrar e ficar à vontade.

Vá sem pressa experimentar os sanduíches feitos com pão artesanal de fermentação natural e os doces, que mudam a cada semana. A Revo divulga o cardápio sempre no Facebook e no Instagram.

Ah, não deixe de levar um pacote de café pra casa.

O endereço é Av. dos Bancários, 108A, Ponta da Praia.

Boas compras: bazares em Santos

Em 2017, procurei comprar – tanto pra mim como pra presentear – menos no shopping e mais nos bazares da cidade, como o Encontro de Criadores, O Coletivo, Bazar Cafofo, Mercado Mundo Mix e Bazar Free Shop.

www.juicysantos.com.br - o coletivo

Aqui no Juicy Santos a gente sempre divulga esses eventos na nossa agenda, então tem que ficar de olho.

Ludmilla Rossi (editora)

Comida: Bistrô Calixto

bistro calixto

Um bistrô nos moldes europeus, nos jardins da Pinacoteca de Santos. Precisa falar mais alguma coisa?

O ambiente mistura o antigo e moderno, o que dá uma atmosfera totalmente diferente de tudo. Isso somado ao atendimento e cardápio incríveis. Na foto, a quiche da abóbora.

Boas compras: Super Centro Boqueirão

super centro

Quem nunca se perdeu no Super Centro do Boqueirão e acabou encontrando algo incrível?

O centro comercial, que é o primeiro da cidade, tem uma pegada diferente dos shoppings – com ambientes abertos, por exemplo – e é um charme. Várias lojas são antigas e o atendimento ainda é feito pelos donos, que são super atenciosos. Vale a visita!

Rolê: ciclovias da cidade

ciclovias de SantosImagem: Reprodução/Francisco Arrais 

A arquitetura da cidade, que é plana, pede pra gente andar de bicicleta.

E, vamos combinar, o sentimento de passar os carros parados no transito é uma delícia. O vento batendo no rosto, o som do mar e você indo, belíssimo, rápido e ecológico. O bom é que dá para ir pra quase todos os lugares da cidade pelas ciclovias e se você deixar a bicicleta em casa, é só pegar um Bike Santos.

Vamos pedalar mais em 2018?!

Victória Silva (conteúdo)

Comida: Forte da Batata (em Praia Grande)

20170916_002734

O Forte da Batata foi um achado gastronômico de respeito em Praia Grande (temos uma lista com outros ótimos).

A casa é a primeira especializada em batata suíça de Praia Grande, mas também serve a versão inglesa de batata recheada, porções de fritas e outras opções. Pode pedir qualquer uma sem medo, é tudo uma delícia. O cardápio tem vários sabores, a minha indicação é a batata nordestina: carne seca, provolone, bacon, cebola e requeijão na proporção ideal.

Além da comida ser boa e o ambiente bem familiar (é bem simples, mas aconchegante), a conta sempre vem com um valor amigável! Só amor <3

São duas unidades, no Canto do Forte fica na Av. Marechal Mallet, 1413 e na Vila Mirim na Av. Presidente Kennedy, 8241 (nessa unidade tem opção de rodízio, preciso conhecer e você também!!!)

Rolê: Eventos culturais e 0800

valongo festival

Um dos meus rolês preferidos é ir ao teatro e ao cinema.

Em 2017, foi a alguns dos eventos que fazem parte do calendário santista e são um incentivo à cultura. Foi uma grata surpresa ver a organização e qualidade da programação de todos eles.

São muitos e, por isso, é bom ficar de olho no Juicy Santos para saber o que está rolando em cada época do ano. Mas vale o destaque para a programação do Santos Film Fest, que em 2017 trouxe filmes incríveis e fora do circuito para a cidade, com exibição gratuita (inclusive produções brasileiras); o Valongo Festival Internacional da Imagem e o Tarrafa Literária, com mesas de debates super interessantes; e o Curta Santos e Culturalmente Santista, que dão luz a produções aqui da região.

Também merecem ser lembrados: Mirada, que é bienal e vai rolar em 2018; Santos Jazz Festival; Festival Santos Café; Festival Geek; FESTA e outros tantos que compõe o calendário da cidade.

Estou ansiosa para ver o que vai rolar em 2018 e descobrir a programação de outros eventos!

Dica: mais contato com a natureza

botanico

Para quem quer mais contato com a natureza em sua forma verde, ou seja, não necessariamente na praia, não é necessário sair da cidade ou viver grandes aventuras em trilhas.

Muitas vezes nós esquecemos, mas Santos tem um jardim botânico enorme e com uma váriedade de especies incrível.

É só passar o repelente, pegar os óculos de sol, uma garrafa com água gelada e um óculos e ir curtir a paz. Sério, nem parece que estamos no meio da cidade, tamanho é o silêncio e o frescor que as plantas dão. Esse é um ótimo lugar para fazer fotos, ler um livro, ouvir música, fazer piquenique, levar as crianças para brincar ou passar uma tarde preguiçosa.

E a entrada é gratuita <3

Cristiana Cipriano (comercial)

Pizzaria favorita: Graminha

Sem dúvidas, a minha pizzaria favorita de 2017 foi a Graminha. Conheci a pizzaria no antigo no seu antigo endereço, mas, neste ano, redescobri a casa, que está na Torres Homem, com um ambiente acolhedor e com uma perfeição de pizza.

pizza-graminha-queijo-brie-com-damasco

Há alguns anos, trabalhei em uma pizzaria de NY. O dono, um italiano bem brabo, sempre falava sobre a qualidade da massa. Lá a pizza mais vendida era a square pie, uma pizza quadrada, que me fez viciar na famosas beiradinhas. Quando provei a pizza quadrada de muçarela da Graminha, voltei direto, via expresso popular, para a pequena pizzaria do bairro da Astoria, em NY City. Por isso, sempre que sinto saudades desse meu segundo lar, vou até a Graminha.

Boas compras: sapatos da AdrianaK

Nunca fui de usar sapatos de salto. Adoro um estilo bem caiçara, só rasteirinhas. Por algum tempo, peguei um bode grande da sapatilha nossa de todos os dias.

www.juicysantos.com.br - adrianak shoes em santos sp showroom

Mas, como nada acontece por acaso, descobrimos a AdrianaK Shoes e reacendi minha paixão por sapatos também. Na primeira compra, foram três pares de uma vez. O preço justíssimo é outra qualidade da loja.

O oxford Nathy é o meu preferido e por onde vou com ele, não tem quem não comente ou pergunte onde comprei e se é confortável. Meu Jesus amado, o negócio é muito gostoso de usar, a autoestima vai lá em cima e você nem lembra que esta usando um salto 15. Isso mesmo, salto 15. Tah, meu bem!!

Lugares para descobrir: Pinacoteca Benedicto Calixto

Não sei quantos santistas já foram na Pinacoteca. Mas, esse definitivamente é um lugar para você visitar ou revisitar em 2018.

Confesso que estive poucas vezes no casarão branco. Mas, da última vez, mexeu muito comigo.

www.juicysantos.com.br - pinacoteca de santos benedicto calixto

Durante o lançamento do livro Histórias que Inspiram o Mundo, da Escrita Empreendedora, me peguei pensando em todas as pessoas que já passaram por lá. Pensei na vida dos primeiros moradores, na história do português exportador de café e sua família, nas moças do pensionato. Pensei na quantidade de quantos abraços, de aperto de mãos, beijos apaixonados, sorrisos e lágrimas rolaram.

www.juicysantos.com.br - pinacoteca benedicto calixto em santos sp

O lugar possui uma energia impossível de descrever. Apenas permita-se sentir. Por isso, visite a Pinacoteca, que tem várias atividades culturais acontecendo o ano inteiro (elas estão sempre na nossa agenda).

Alexandra Zagur (comercial)

Point do Saúva

A reinvenção do conceito de barraca de praia. O Point do Saúva fica colado ao Emissário Submarino no canal 1, na faixa de areia próximo ao calçadão do José Menino.

Além das tradicionais porções, cervejas (Bud, Stella, Corona), refris e caipirinhas, o Márcio Saúva, sua esposa Rô e sua equipe trazem para os clientes QUALQUER coisa que você queira ou precise na praia: água de coco, milho, pastel, açaí ou sanduíche natural, que é feito lá fresquinho na hora.

www.juicysantos.com.br - melhor barraca de praia do canal 1 em santos

 

O grande destaque vai para a salada de frutas que, por vezes ,chega a ter dez tipos diferentes de frutas da época. Como ele fala, pode ser diet (só com suco de laranja, que deixa ainda mais refrescante) ou engordiet (com bastaaaaante leite condensado e granola).

Márcio também pensa no bem estar dos seus clientes e passa regando o pé das moças enquanto curtem o sol escaldante do verão santista. Sustentabilidade também é importante por ali e deixar sujeira e lixo na areia da praia não é permitido.

Além de uma ótima infra de cadeiras e ombrelones, o local também conta com a sombra dos coqueiros que os idosos adoram e alguns brinquedos, como um escorregador, para as crianças brincarem.

O Point do Saúva também é o ponto de encontro tradicional dos surfistas que acomodam suas pranchas e pertences para cairem no mar. Vale conferir.

Carmel

Uma deliciosa surpresa pro bairro da Vila Mathias.

O bistrô já é um sucesso no Gonzaga e inaugurou em 2017 sua segunda unidade na Rua Senador Feijó, 641.

O bairro tornou-se recentemente um centro empresarial com muitos prédios corporativos e o Carmel supriu a necessidade de ter por ali um restaurante com gastronomia de alto padrão, atendimento IMPECÁVEL e ambiente climatizado a um preço justíssimo.

Todos os dias as dicas do chef deixam a decisão de escolha bem difícil. Três a quatro composições entre massa, carne, frango e peixe com guarnições fantásticas tornam o almoço uma deliciosa experiência.

Pescada a cambucu com molho de camarão, maminha na cerveja e sobre-coxa assada são algumas das opções que podem ser acompanhadas de purê de batata roxa, arroz biro-biro, chips de mandioquinha e risotos diversos (o de quatro queijos é divino).

Com preços a partir de R$ 26, você pode montar seu prato ou se render às dicas do Stéfano, proprietário que todos os dias está no salão e faz questão de passar mesa em mesa para saber se está tudo do seu gosto e o deixa à vontade para qualquer crítica, que 101% das vezes são elogios. Se você está por perto, o restaurante fica próximo ao Blue Mall Office, na Carvalho de Mendonça.

Pizza Madre

O delivery mais rápido do Marapé tem, também, pouquíssimos lugares de acomodação para comer no local.

www.juicysantos.com.br - delivery de pizza em santos pizza da madre

 

O cardápio é tradicional, com os sabores que todos conhecem. Produtos de qualidade (Catupiry “de verdade”) e rapidez fazem da Pizza Madre aquela que até quem não come a borda não resista.

O destaque da Pizza Madre vai para a de frango temperadinho com mussarela. Das promoções, a famosa na “compra de duas pizzas leva um refri” fazem parte da estratégia.

Shows do verão

A agenda da temporada 2018 sai um pouco de Santos e se espalha por toda a Baixada Santista, trazendo  os grandes nomes que agitam as rádios e as playlists dos caiçaras.

Sunset on The Beach do Guarujá, Litoral Music Festival de São Vicente e Estação Verão Show de Praia Grande prometem sacudir a região com mais de VINTE grandes shows todos os finais de semana até o Carnaval (13 de fevereiro);.

O destaque vai para o 99 POP, carro particular chamado por aplicativo, que vai garantir 50% de desconto off para ida e volta nas corridas que têm destino ou partida os endereços dos eventos. Cupons especiais serão lançados toda semana. Com conforto e segurança, o público poderá curtir os shows sem se preocupar com estacionamento e em tomar aquela cervejinha a mais. Basta colocar “99” na sua Store e baixar o ícone amarelinho e ficar atento às promoções. Com isso, os motoristas por aplicativo também irão garantir muitas corridas, já começar o ano pisando muito com o pé direito no acelerador e faturando bastante.

Confira a agenda, recheada de atrações:

SUNSET ON THE BEACH CASA GRANDE HOTEL – GUARUJÁ
29/12 – Anitta, Wesley Safadão e Eva
30/12 – Alok e Jetlag
Mais informações em: www.casagrandehotel.com.br


LITORAL MUSIC FESTIVAL – SÃO VICENTE
27/12 – Marilia Mendonça
29/12 – Nayara Azevedo
31/12 – Melanina Carioca
05/01 – Henrique e Juliano
06/01 – Sorriso Maroto
13/01 – Roupa Nova
20/01 – Raça Negra
22/01 – Sandra de Sá
Mais informações em https://www.facebook.com/litoralmusicfestival/

ESTAÇÃO VERÃO SHOW – PRAIA GRANDE
12/01 – Zeca Pagodinho
31/01 – João Neto e Frederico
19/01 – Zé Neto e Cristiano
20/01 – Capital Inicial e Jota Quest
26/01 – Bruno e Marrone e Zezé di Camargo e Luciano
27/01 – Maiara e Maraísa
02/02 – Marília Mendonça
03/02 – Thiaguinho
09/02 – Gustavo Lima
10/02 – Turma do Pagode
11/02 – Fernando e Sorocaba

Tem post aqui no Juicy Santos sobre os eventos em PG – todos com ingressos a partir de R$ 15 ou gratuitos.