Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

Chegou a hora! Santos é sede de evento mundial da Unesco sobre economia criativa

Falamos muito sobre economia criativa desde o início do Juicy Santos, lá em 2011. Portanto, é uma felicidade enorme dar a notícia: a cidade vai respirar economia criativa neste mês de julho com a chegada do evento mundial da Unesco sobre economia criativa em Santos.

A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco levou mais de 2 anos pra acontecer. Isso porque ela foi interrompida pela pandemia da COVID-19. Mas, agora, com a vacinação em massa e a ameaça do vírus controlada, ela vai finalmente acontecer. As datas? Entre os dias 18 e 22 de julho de 2022. 

É a primeira vez que esse evento rola em uma cidade da América Latina. O que só aumenta nossa alegria e responsabilidade por sediar essa convenção.

Prefeitos, pontos focais e representantes dos cinco continentes vêm para Santos trocar informações e experiências em economia criativa.

Pra entender o que exatamente é a economia criativa, recomendamos que você leia este conteúdo do Juicy Santos sobre o tema.

www.juicysantos.com.br - economia criativa em santos

A 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é um hub global para diálogos sobre cultura, criatividade e economia criativa no contexto urbano.

Pessoas de cidades de todo o mundo irão compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes, estão Quebec (Canadá), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Dacar (Senegal), Seul (Coreia do Sul), Milão (Itália), Bristol (Inglaterra) e Guadalajara (México) e outras. Já o grupo de conferencistas traz representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

Economia criativa como oportunidade

Na nossa sociedade contemporânea, a cultura e a economia criativa representam fatores importantes para a transformação da sociedade, especialmente nos centros urbanos.

A força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela ONU, está justamente na criatividade.

“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia a dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., diretor-geral Assistente de Cultura da Unesco.

E como chegamos até aqui?

Desde 2015, Santos integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco no setor de audiovisual.

Projetos como as Vilas Criativas também ajudaram na diminuição das desigualdades sociais por meio da criatividade. Além disso, eventos como o Santos Criativa Festival Geek, Santos Café e Primavera Criativa sedimentaram essa vocação da cidade.

www.juicysantos.com.br - evento mundial da Unesco sobre economia criativa em Santos

Atividades imperdíveis no evento mundial da Unesco sobre economia criativa em Santos

O evento se divide em três momentos.

  • 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco
    Acesso restrito a autoridades e participantes previamente inscritos
    De 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira
    Local: Blue Med Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia
  • EXPO Brazilian Creative Cities
    Aberta ao público
    De 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira
    Local: Blue Med Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia
  • Programação artístico-cultural no Centro Histórico de Santos, com shows, cinema, literatura, artesanato, design e gastronomia
    Evento gratuito aberto ao público
    De 21 a 24 de julho, de quinta a domingo
    Locais: Teatro Guarany, Museu Pelé, Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada e Praça Mauá

Evento mundial da Unesco sobre economia criativa debate Criatividade, Caminho para a Igualdade

Esse é o tema central e fio condutor da conferência. A partir dele, os participantes refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da Unesco.

Estão programadas 6 Sessões Transversais no encontro:

  • África e Sids (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento);
  • Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados;
  • Resiliência Climática;
  • Cooperação Internacional;
  • Inovação e Tecnologia;
  • Recuperação Pós-Pandêmica.

A Unesco também lança, durante o evento, uma publicação inédita. Resposta das Cidades Criativas da Unesco à Covid-19: da ação imediata à recuperação a longo prazo reúne soluções urbanas práticas de cerca de 90 cidades-membro em mais de 40 países.

www.juicysantos.com.br - evento mundial da Unesco sobre economia criativa em Santos

A programação completa está no hotsite da conferência.