Texto porLudmilla Rossi
Santos

Campanha de dia dos pais do Miramar

Santos, 05 de agosto de 2012. Campanha de dias dos pais do Shopping Miramar, 2013. Publicidade de Santos em pauta, tangenciando ética, direção de arte, salários dos profissionais, birrinhas de mercado e a hashtag #santosmelhoremtudo (thanks Flávia Durante!).

Para quem está boiando: o Shopping Miramar fez uma campanha usando o mote “seu pai vai voltar a ser criança no Miramar“, usando a brincadeira dos face swaps – ou seja, colocaram a cabeça de um adulto em um bebê. E o bebê aparecia com braços longos e peludos segurando seu pai.

O problema: o fotógrafo Paul Ripke já tinha feito a mesmíssima coisa, só que com um refinamento visual muito melhor. Esse post não está aqui para esculhambar a ideia, o buzz gerado e o cuidado visual do que foi feito. Tudo isso é uma grande questão de referencial onde quem julga enxerga o que quer, com base em seu próprio repertório.

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Então, vou falar com a minha saga (e chagas, talvez)

  • Todo designer quando nasce ganha UM CRÉDITO de Photoshop Disasters. E a  melhor dica é: use no começo da carreira. Tem que gastar logo. Rápido. Você tem uma vida apenas, mais de dois desastres grandes não cabem nela. Você vai errar para sempre, mas deixe Photoshop Disasters para o começo da jornada, um aprendizado e tanto. Não precisamos reagir tão ferrenhamente não é mesmo? Já vi casos bem piores, e em Santos também…
  • Se a comunicação regional fosse uma pizza de oito pedaços, ela teria massa fina sem borda recheada, usando catchup como molho de tomate e mussarela de conteiner estourado (alguém lembra desse caso?). Seis pedaços ficariam para algo chamado “varejão delicinha” e o restante com institucionais de empresas familiares – e sério, está tudo bem, não há nenhum problema nisso!;
  • Uma parte dos profissionais de publicidade e mídia está passando por um processo de juniorização de categoria. Os sêniors estão com olhos voltados para outras áreas, onde você pode inventar um nome bonito em inglês para definir uma nova categoria de mercado ou substituir qualquer coisa por “inovação”;
  • Algumas empresas de comunicação (leia-se veículos, assessorias de imprensa, produtoras de vídeo, estúdios e produtoras musicais) estão no mood do Laerte. Acordaram um dia pensando “tô a fim de me vestir de agência/mulherzinha”. E tá tudo certo. Mas como é uma ruptura algumas pessoas podem achar a “direção de arte” bem estranha. A maior parte delas, aliás. Adoro Laerte. E compactuo com ele que ser mulher é muito mais estampado, colorido e divertido, e ele precisa aprender a lidar com a sua nova indumentária e críticas;
  • Gerou buzz. E o pessoal nos comentários dizendo que é uma das campanhas regionais com mais “shares”. Miopia. O número de shares desta imagem do Miramar não representa engajamento nenhum, mas sim poder fazer parte de uma piada local. A piada é o engajamento, não o shopping. Somos carentes de piadas locais, não? Os shares acontecem independente da marca Miramar Shopping. Felizmente o engajamento ou zoeira liberada não espirrou para os outros cantos da fanpage do shopping, e nem deveria;
  • Gerou comentários. Sim e tem um mais engraçado que o outro. Ali, os “seca-pimenteira” e os com mentes brilhantes para piadas. Sentaria com essas pessoas numa mesa de bar e choraria de rir por horas;
  • Só nos comentários tem ideia para umas três campanhas;
  •  Don´t overreact, SANTOS!
  • Santos aguarda o dia em que uma agência de propaganda, em campanha de Natal fará um face swap de um polvo noel com o Neymar, grandes ícones dessa cidade, que merecem total respeito pelo que representam aqui.


Fecho post com o comentário da Flávia Durante.

Eu gostei!!! Viva a publicidade moleque, a publicidade jovem e malemolente! Viva Santos!!! Ciro Hamen, vem aqui defender nossa cidade!!!