Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Pra quem ama arte e cultura: Gravure-se 2018

  • 80
    Shares

O fim de ano já começa a bombar de eventos bacanas em todos os sentidos.

Em especial, este aqui vai pra turma que curte as mais diferentes manifestações de cultura e arte.

O espaço Gravurar realiza a feira cultural Gravure-se nos dias 1 e 2 de dezembro (sábado e domingo). E a ideia é oferecer aos visitantes uma verdadeira imersão nesse universo por meio de experiências estéticas marcantes.

Esta é a terceira edição da feira, na qual é possível encontrar trabalhos autorais e criativos de artistas e designers de toda a Baixada Santista. A maioria delas envolve uma proposta de sustentabilidade.

O Gravure-se quer contribuir com a difusão cultural e artística, estimulando a troca de conhecimentos e aprendizado proporcionados pela convivência entre público e produtores de arte/design e cultura.

O que vai ter na feira

www.juicysantos.com.br - feira gravure

Bordados, cerâmica e gravuras do artista Julian Campos prometem mostrar aos visitantes como a “linha” pode transitar em diferentes linguagens na obra de um mesmo artista.

A artista visual Erika Karnauchovas apresentará o Kusudama, um origami modular, ou seja, construído por encaixe de muitas dobraduras pequenas (módulos). No Japão, esses origamis continham em seu interior medicações ou ervas aromáticas.

www.juicysantos.com.br - gravure-se em santos

Já Selma Fukai participará com suas cerâmicas utilitárias e artísticas, todas elas pintadas com esmaltes de cinzas desenvolvidos pela própria artista.

Dialogando com os sinetes ou selos utilizados em muitas das antigas civilizações, a artista visual Beatrix apresentará carimbos autorais, realizados artesanalmente remetendo a ideia dos sinetes orientais, chamados de hanko e yinzhang. Esses objetos continham caracteres orientais ou emblemas e eram confeccionados em bambu, madeira, ou até em jade, sendo impressos com tinta nanquim obtidas das glândulas de lulas e polvos.

Além disso, tem Renata Salgado (encadernações especiais inspiradas em modelos medievais) e Glady Branco (aquarelas em ‘geometria líquida’).

Gravuras em destaque no Gravure-se

Como não poderia deixar de ser, as gravuras ganham espaço especial na feira.

Há mostra de técnicas tradicionais como gravura em metal ou experimentais, como a gravura sobre matriz de tetrapak, policarbonato, chegando até a nature print. As artistas Márcia Santtos, Rachel Midori e Lidice Moura estarão à frente dessa seção.

A sustentabilidade é um dos assuntos em destaque nessa edição, com o ateliê botânico Ceres Pequenos Mundos (terrários) e a Mudoreciclagem, que levará peças com design arrojado em marchetaria com madeiras descartadas. Ainda, a Madrecita apresentará bolsas exclusivas com jeans, lona e design autoral.

Outros artistas presentes são Marcus Flávio (estêncil) e Claudio Cruz (ilustração) e Isis Costa (tatuagem).

Vai rolar ainda estande de comidinhas veganas e vegetarianas com a nutricionista Thayná Santos.

A feira Gravure-se rola das 14 às 19 horas, na Rua Anhanguera, 18, Vila Mathias. A entrada é franca.