Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Agora a pinguim Fraldinha é mamãe e o filhote já pode receber visitas

Fraldinha é a primeira pinguim que nasceu em um cativeiro no Brasil.

Me lembro que meus pais me levaram ao Aquário de Santos para conhece-la e, talvez, você também tenha ido na companhia de algum adulto ou para levar uma criança.

Os pinguins são mesmo um sucesso à parte no equipamento. Acontece que, a partir de agora, há um novo integrante na família.

Sim, a famosa Fraldinha – que nasceu aqui em Santos no dia 6 de novembro de 2001 – virou mamãe. O tempo passa rápido, né?

O filhote nasceu no dia 15 de novembro, com 120 gramas, e já pode receber visitas. Tá aí uma dicona de passeio para fazer na férias com a criançada – e até dá pra curtir o Aquário mesmo em dias de chuva.

Gestação

Se você ficou curioso para saber como funciona a gestação de um pinguim, o Juicy Santos te explica.

Pinguins costumam ter relações monogâmicas e, com Fraldinha, não foi diferente. Ela tem um parceiro, Viriato, com quem formou um par em outubro de 2006.

A Fraldinha fez a postura do ovo no dia 6 de outubro e, pouco menos de um mês depois, no dia 13 de novembro, o filhote já começou a trabalhar para conseguir quebrar a casca. Neste intervalo, o casal se revezava nos cuidados com o ovo e teve a alimentação reforçada (entre 10 a 15 manjubas por dia).

filhote.fw

“Foram 48h de grande expectativa até que ele saísse por inteiro”, contou o biólogo Alex Ribeiro.

Antes que você fique bravo por não ter recebido a notícia antes, a equipe explica que decidiu só divulgar o nascimento agora: para resguardar o casal e o filhote.

Atualmente, o alimento é regurgitado e oferecido ao filhote, que já está com quase dois quilos.

Alex Ribeiro explica que o nascimento de um pinguim filho de mãe também nascida em cativeiro é um feito inédito no Brasil. Para ele, o fato comprova a qualidade dos profissionais e do Aquário.

Mas, qual é o nome do filhote? Ele lembra que ainda vai ser preciso esperar um pouco para escolher o nome.

“O filhote está saudável e ativo. Mas só será possível saber o sexo dentro de cerca de 90 dias, quando então abriremos um concurso público para escolha do nome”, completa.

Vocês já tem alguma sugestão? Nossa equipe está cheia de ideias.

E não é só ele

filhote

Além do filhote da Fraldinha, que é destaque por ser o primeiro filho de um pinguim nascido em cativeiro no país, tem outro baby santista na área. Para surpresa de toda a equipe, um outro casal de pinguins também teve um filhote.

Samu, a fêmea, e Hudson, o macho, cuidam do ovo desde 26 de outubro. O filhote, que se desenvolve bem, nasceu no dia 7 de dezembro, com 97 gramas.

Importância

Fatos com esse são ainda mais importantes quando lembramos que os pinguins de Magalhães – que normalmente vivem na Patagônia – são espécies quase ameaçadas de extinção. Muitos, quando saem para caçar, acabam se perdendo e são levados pelas correntes marinhas.

Aqui em Santos, são 17 pinguins vivendo no aquário. Todos ficam em um recinto com mais de 120 metros quadrados, incluindo solário e áreas climatizadas, com temperatura constante entre 17 e 20 graus.

Com exceção da Fraldinha, todos chegaram ao parque após encalharem nas praias da região.

* Fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos