Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Realejo Livros, um ícone do Gonzaga, completa 24 anos

Tempo de leitura: 5 minutos

As portas verdes, o parklet vermelho e a vitrine repleta de dicas do livreiro não deixam dúvidas: você acaba de chegar à Realejo Livros. Essa verdadeira referência da vida cultural em Santos nasceu em 2001 e até hoje se mantém viva como um oásis para quem passeia pelo bairro.

Resistência e paixão: a história da Realejo Livros

Em tempos de algoritmos, big techs e vendas automatizadas, a Realejo sobrevive e hoje faz parte da rotina de muitos residentes e visitantes da cidade.

www.juicysantos.com.br - Realejo Livros, um ícone do Gonzaga, completa 24 anos em 2025

Quando o santista José Luiz Tahan abriu as portas da Realejo Livros, ali na beirada da Praça da Independência, ele provavelmente não imaginava que estaria criando exatamente isso. Um negócio que estimula e valoriza a independência, o conhecimento e as trocas entre manifestações culturais. O que começou como uma livraria de rua com bar-café rapidamente se transformou em ponto de encontro, eventos e efervescência cultural.

“Evito falar em resistência, pois as livrarias sempre existiram e são responsáveis por uma fatia de mercado que valoriza esse modelo de negócio. A Realejo, assim como eu, acredita no poder da conversa, da troca real. Livro, para mim, sempre foi sobre conexão humana. Não existe algoritmo que substitua isso”, diz Tahan, que continua à frente do balcão todos os dias, ouvindo leitores e compartilhando histórias. 

E, claro, tomando um cafezinho com quem para ali.

www.juicysantos.com.br - Realejo Livros, um ícone do Gonzaga, completa 24 anos em 2025

Mais que uma simples livraria, a Realejo ampliou sua influência positiva para se tornar uma casa para a cultura. A livraria recebe cerca de 2.500 visitantes por mês e vende, em média, 1.000 livros no mesmo período, tudo com atendimento direto, feito por quem realmente lê e conhece a fundo o acervo e o público. Já foram mais de 860 lançamentos ao longo dos anos, com autores nacionais e internacionais. Também acontecem lá debates e palestras em um calendário eclético e, muitas vezes, gratuito.

Também é famoso a apresentação de chorinho com o grupo Choro de Bolso, que acontece nos fins de tarde de sextas-feiras.

José Luiz Tahan, um livreiro que leva Santos para o mundo

A trajetória de Tahan como livreiro começou quase por acaso. Em busca do primeiro emprego, ele levou sua pasta de desenhos a diversos estabelecimentos até chegar à antiga Livraria Iporanga. Ela ficava em uma loja anexa ao cinema de mesmo nome, na Av. Ana Costa. Na Iporanga, ele não apenas se tornou funcionário, como também sócio anos depois. No início dos anos 2000, manteve uma livraria dentro de uma faculdade de Filosofia, experiência que deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003 no bairro do Gonzaga.

www.juicysantos.com.br - Realejo Livros, um ícone do Gonzaga, completa 24 anos em 2025

Em 2023, Tahan reuniu parte de suas experiências no livro “Um Intrépido Livreiro nos Trópicos”, publicado pela Vento Leste. A obra, que já ultrapassou 2.000 cópias vendidas, mergulha nos bastidores da vida literária brasileira e recebeu elogios de nomes como Milton Hatoum, Michel Laub, José Roberto Torero e Xico Sá.

Tarrafa Literária, um evento que “pesca” novos leitores

Uma das maiores contribuições da Realejo para a vida cultural santista foi a criação da Tarrafa Literária. A primeira edição aconteceu em 2009. Hoje, é o maior festival literário gratuito do Estado de São Paulo, que já impactou mais de 200 mil pessoas ao longo de 17 edições.

A tarrafa é aquela rede utilizada pelos pescadores. Portanto, a missão é justamente essa: pescar novos leitores. O festival já trouxe a Santos grandes nomes da literatura nacional e internacional, promovendo o acesso democrático à cultura.

A 16ª edição do festival, realizada entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, contou com a participação de escritores renomados como o português José Luís Peixoto, Fernando Morais, José Falero, Lilia Schwarcz, além do apresentador Marcelo Tas e o jornalista Ariel Palacios.

Além da livraria, Tahan também criou a Realejo Editora, apoiando vários autores da região a lançarem seus projetos. O primeiro livro publicado, em 2006, já demonstrava a identidade da editora: os causos do ex-jogador Pepe, do Santos e da seleção brasileira. A editora também publicou obras como “Realidade Re-vista” e “Viver sua Música”, do maestro santista Gilberto Mendes, ambos finalistas do Prêmio Jabuti.

www.juicysantos.com.br - Realejo Livros, um ícone do Gonzaga, completa 24 anos em 2025

Por que visitar a Realejo Livros em Santos

Se você está procurando o que fazer em Santos e ama cultura, a Realejo Livros é parada obrigatória para quem aprecia literatura, cultura e boas conversas.

Essa joia cultural santista se conecta com a nossa identidade e a dos negócios que fazem a cidade prosperar.

A Realejo Livros fica na Av. Marechal Deodoro, 2, Gonzaga.

Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.

Avatar
Texto por