Praia de nudismo na Baixada Santista existe?
Se você já se perguntou se há praia de nudismo na Baixada Santista, calma que a resposta está aqui.
Com muitas praias que recebem gente de todo o país e até do exterior o ano todo, o litoral paulista parece o cenário perfeito para quem quer aproveitar o sol e o mar sem precisar de roupas. Mas, apesar de toda essa beleza natural, as condições para que uma praia receba o “selo” de naturista são bem específicas.
O que precisa ter uma praia naturista?
De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), para uma praia ser considerada naturista, ela precisa cumprir algumas regras:
- ser deserta
- ter acesso limitado
- não ter estradas ou montanhas ao redor que permitam a visão do público para a área da praia.
Parece simples, mas na prática, não é bem assim.
O litoral de São Paulo tem uma infraestrutura cada vez mais desenvolvida, com acesso fácil para os turistas e moradores. Isso é ótimo para o turismo em geral, mas impede que alguma praia seja classificada como “praia de nudismo”. Sem falar que, com o aumento da urbanização, fica difícil encontrar uma praia completamente isolada, sem vista para estradas ou outros pontos de observação.
Então, não, ainda não existe nenhuma praia para os adeptos do naturismo em São Paulo oficialmente.
Quase foi
Algumas praias da Baixada Santista já foram cogitadas para se tornarem áreas de nudismo. A Praia da Desertinha, em Peruíbe, que faz parte da Estação Ecológica Jureia Itatins, chegou a atrair a atenção dos naturistas por volta de meados dos anos 2010. No entanto, como a praia está em uma área de reserva ambiental, a transformação do local em uma praia naturista depende da liberação do estado, o que até agora não aconteceu.
Já no litoral norte, as praias Mansa e da Lagoa, em Ubatuba, também foram consideradas, mas o projeto não avançou na Câmara Municipal. Outra alternativa seria a Praia Brava, em São Sebastião. Ainda assim, a presidente da FBrN, Paula Silveira, ressalta que estas podem, no futuro, virar praias naturistas se houver interesse por parte da prefeitura.
Esse rolê está bem explicado nesta matéria do portal Uol.
Por que não temos praia de nudismo na Baixada Santista?
Além das questões estruturais, a cultura local também influencia. Diferente de países europeus e dos Estados Unidos, onde o naturismo é uma prática mais comum, o Brasil ainda possui algumas barreiras culturais.
Muitos associam o nudismo a práticas sexuais, o que não condiz com a filosofia naturista, que prega o respeito ao meio ambiente e uma convivência social harmoniosa, sem conotações sexuais.
Se houvesse uma praia de nudismo na Baixada Santista ou até mais, isso poderia ser um atrativo para turistas, especialmente os internacionais. Países como França, Espanha e Alemanha, por exemplo, já oferecem praias naturistas reconhecidas e frequentadas por pessoas do mundo todo.
Praias naturistas no Brasil
Se você está procurando praias naturistas no Brasil para sua próxima viagem, existem 8 oficialmente, no total. No entanto, elas ficam em outros estados:
- Praia do Pinho (SC), em Balneário Camboriú
- Praia de Pedras Altas (SC), no município de Palhoça
- Praia da Galheta (SC), em Florianópolis
- Praia de Barra Seca (ES), em Linhares
- Praia Olho de Boi (RJ), em Búzios
- Praia do Abricó (RJ), no Rio de Janeiro
- Praia de Tambaba (PB)
- Conde Praia de Massarandupió (BA), em Entre Rios
Então, por enquanto, se você quer curtir uma praia de nudismo, vai ter que viajar para fora de São Paulo. Mas quem sabe, no futuro, não seja realidade por aqui…