Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Ponte Edgard Perdigão: onde fica, o que fazer e onde comer

A Ponta da Praia não é apenas um lugar de passagem, e sim um verdadeiro destino para quem quer aproveitar mais do lazer, história e cultura. Nessa região, a Ponte Edgard Perdigão se destaca não só como um marco histórico, mas também como um ponto de encontro para vários rolês que agradam turistas e moradores.

Se você procura um passeio em Santos que seja diferente para fazer, confira o que não pode faltar na sua visita.

Passeio de escuna em Santos

Uma das opções mais tradicionais para quem quer explorar a região é embarcar em um passeio de escunas que parte da Ponte Edgard Perdigão.

As escunas oferecem passeios turísticos pela Baía de Santos, passando por paisagens encantadoras e pontos de interesse, como o Porto de Santos, o bairro da Ponta da Praia e as áreas de preservação ambiental. Se você gosta de estar em contato com o mar, essas opções de passeio são imperdíveis.

  • Onde embarcar?
    Avenida Almirante Saldanha da Gama s/nº, na Ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia).
  • Horários de embarque 
    Terça a domingo, com horários de embarque às 10h40, 12h40, 14h40 e 16h40.
www.juicysantos.com.br - Ponte Edgard Perdigão: onde fica, o que fazer e onde comer
Com duração de 1h30, os ingressos para os passeios custam* R$ 50 para adultos e R$ 25 para crianças de 4 a 10 anos, além de idosos com mais de 65 anos. Há ainda descontos especiais para grupos, o que torna essa atividade ainda mais acessível para quem está visitando a cidade com a família ou amigos.

Confira mais informações sobre o passeio aqui.

*preços consultados em março de 2025

Gastronomia e lazer

Além dos passeios de barco, a Ponte Edgard Perdigão tem um café especial em seu andar superior.

O Píer do Rei, do centenário Rei do Café (do Centro Histórico), agora tem uma unidade na Ponta da Praia. Lá, você pode saborear cafés, drinks exclusivos, chopp gelado e porções deliciosas.

www.juicysantos.com.br - Ponte Edgard Perdigão: onde fica, o que fazer e onde comer

Para quem busca um programa mais descontraído, a região da Ponta da Praia também conta com feiras de artesanato, ideais para quem deseja comprar lembranças e peças únicas feitas por artesãos locais.

Esportes aquáticos

Para os mais aventureiros, a região da Ponta da Praia oferece uma ótima infraestrutura para a prática de esportes aquáticos. O local é perfeito para quem gosta de surfe, stand-up, caiaque ou até vela. Se você nunca praticou um esporte aquática, também há opções para aulas e aluguel de equipamentos, o que torna o acesso a essas atividades ainda mais fácil e divertido.

Não é exatamente na ponte, mas fica bem perto.

Revitalização

A Ponte Edgard Perdigão, após uma revitalização em 2023, se tornou um ponto de encontro ainda mais bacana para santistas e quem faz turismo em Santos. O local agora conta com um píer flutuante acessível, que facilita a chegada de pessoas com mobilidade reduzida às embarcações. Além disso, a ponte ganhou um painel artístico com mais de 200 peças de cerâmica que retratam a fauna e flora marinha local. Esse é mais um atrativo que faz com que a visita à ponte seja uma experiência cultural completa.

www.juicysantos.com.br - Ponte Edgard Perdigão: onde fica, o que fazer e onde comer

História

Inaugurada em 1968, a Ponte Edgard Perdigão tem uma história que reflete o crescimento e a transformação da cidade. No início, ela era o único ponto de passagem entre os dois municípios, conectando a Ponta da Praia ao Guarujá. Nos anos 1970, passou por uma grande reformulação, sendo demolida e reconstruída. Por conta de sua importância, recebeu o apelido de “Ponte dos Práticos” ao servir como o principal ponto de atracação das embarcações que faziam a travessia.

Em 2006, a ponte passou a funcionar como um terminal de passageiros, facilitando o transporte até as praias e pontos turísticos do Guarujá. Portanto, além de sua relevância histórica, a ponte tornou-se um local de passagem obrigatório para turistas e moradores que querem conhecer mais da cidade e da região.