Texto porFlávia Saad
39 anos - Santos (SP)

Ópera de graça em Praia Grande amanhã (25/7)

Amanhã (quinta-feira, 25 de julho), às 19 horas, Praia Grande viverá uma noite na ópera. E o melhor: de graça.

O espetáculo La Bohème será encenado em uma versão adaptada e mais curta no Teatro do Palácio das Artes. Eis uma boa chance de conhecer essa forma de arte que geralmente custa bem caro aqui no Brasil – e sem pagar nada.

Ópera de graça em Praia Grande

Nesta versão da obra do italiano Giacomo Puccini (1858-1924), alguns aspectos musicais e dramatúrgicos são acentuados, sem interferir na essência da peça original. Diretor do espetáculo e autor dos textos, Cleber Papa utilizou, também, referências à novela Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger, na qual a ópera se baseia, para introduzir e comentar a natureza dos personagens e a profundidade de suas relações.

Na trama, os amigos Rodolfo, Marcelo, Schaunard, Colline e os amores dos dois primeiros, Mimi e Musetta, respectivamente, vivem em estado de penúria na Paris do final do século XIX. Neste contexto, as relações afetivas entre eles estão em permanente conflito, motivadas pelo ciúme e pelas inseguranças do grupo, além da pobreza a qual eles são submetidos.

A música original, criada para uma orquestra de grande porte, foi transposta para uma formação de 4 instrumentos – piano, violino, violoncelo e flauta. Além disso, o espetáculo conta com recursos de cenografia, figurino e projeção de legendas em português.

A direção é de Gustavo Petri.

Então não perca: às 19 horas, no Teatro do Palácio das Artes, que fica na Av. Costa e Silva, 1.600, Praia Grande.