Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

Tire seu curta do papel em 2020 com esse concurso

Se você sempre teve a ideia de produzir um curta metragem, mas não tinha grana pra fazer acontecer, se liga aqui nesta notícia. O dia 10 de janeiro (sexta-feira) é o prazo final de inscrição para o 1º Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Curtas-Metragens.

Ou seja, você tem até essa data para mandar seu projeto e, quem sabe, ganhar R$ 60 mil para realizar o filme.

www.juicysantos.com.br - concurso de curtas em santos 2020

Segundo a Secretaria de Cultura, a intenção do concurso é aumentar o número e também a visibilidade das produções audiovisuais made in Santos. Além disso, vale lembrar que essas produções ajudam – e muito – a movimentar a economia local. A gente já falou aqui, inclusive, sobre como o mercado de figurantes tem crescido na cidade e isso pode ser uma fonte de renda bacana.

Desde 2015, Santos é a única cidade do Brasil que figura entre as oito cidades criativas no mundo no segmento Cinema. Por isso, foi escolhida para receber, em julho, o Encontro de Cidades Criativas da Unesco 2020. E os filmes que conquistarem esse edital farão parte da programação do evento.

Como funciona o concurso de apoio a curtas em Santos

Serão selecionados 5 projetos. Cada um recebe R$ 60 mil para sair do papel.

Todas as produções terão, no máximo, 25 minutos de duração. E os roteiros precisam ser de ficção. Então, não vale propor um curta documental.

Os interessados devem morar em Santos, no caso de pessoas físicas, ou ter a sede de suas produtoras ou entidades sem fins lucrativos instalada na Cidade.

Ainda como forma de estimular a economia local, 70% das contratações das produções precisam ser feitas com empresas municipais. O edital com todos os detalhes está disponível no Diário Oficial.

Então, bora participar?