Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

Santos ganha novo festival de cinema, o Santos Film Fest

Em novembro, para alegria dos fãs de cinema, a cidade vai viver dias de imersão na sétima arte com o Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos.

Com programação totalmente gratuita, o evento acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, em cinco locais diferentes.

Na realidade, o Santos Film Fest já rolou em 2014 e 2015, mas com o nome de Mostra Cine Brasil Cidadania, quando trouxe filmes inéditos e lotou sessões por onde passou. Agora, além de manter o caráter reflexivo e abordar questões relativas à cidadania com longas nacionais, o projeto abre espaço para produções estrangeiras e clássicos do nosso cinema.

filme felicidade sos só riso

Abertura

Na quinta-feira (3 de novembro), o Cine Roxy (Pátio Iporanga) recebe a abertura do festival com a avant-première nacional do filme Receita Para a Felicidade: O Homem, O Cão e o Salto.

Antes da exibição, haverá uma intervenção com artistas da ONG SOS Sorriso. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

Com 72 minutos de duração e direção do santista Delson Matos Gomes, a trama acompanha “voluntários de terapias alternativas que deixam suas vidas convencionais por algumas horas para ajudar quem precisa e acabam percebendo que a felicidade é muito mais simples do que imaginam”.

Na ocasião, será lançado o aplicativo Quero Ajudar, em que voluntários se conectam com instituições que precisam de ajuda segundo a região geográfica.

Dentro do Santos Film Fest, o filme ainda terá sessões na sexta-feira, 4 de novembro, às 15 horas, no Instituto Arte no Dique, no sábado, 5 de novembro, 19h30, na Praça do BNH (bairro Aparecida) e depois ficará uma semana em cartaz na sessão das 18h30 no Cine Arte Posto 4.

Cinefantasy

Nesta primeira edição, em uma parceria com o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o Santos Film Fest traz a Santos os longas e curtas vencedores da sétima edição da mostra.

O cinema fantástico é um termo usado para unir todos os gêneros que têm um pé no real e outro no irreal. Ou seja, horror, ficção científica e fantasia são subgêneros que integram o fantástico.

As sessões ocorrerão no Museu da Imagem e do Som de Santos. Serão exibidos o italiano Fantasticherie Di Un Passeggiatore Solitario, o brasileiro O Diabo Mora Aqui e seis curtas premiados. Também haverá um bate-papo com os coordenadores do festival sobre o panorama do cinema independente de gênero.

Sônia Braga

Como forma de valorizar a memória cinematográfica nacional, o Santos Film Fest escolheu homenagear Sônia Braga, a atriz brasileira com carreira mais marcante no exterior.

De 4 a 10 de novembro, o Shopping Pátio Iporanga recebe a exposição Viva Sônia Braga, com memorabília do artista Waldemar Lopes, maior fã da atriz, com itens raros de sua vida e carreira.

No mesmo dia, o Roxy do shopping terá sessão especial de Dona Flor e Seus Dois Maridos, que completa 40 anos de lançamento neste ano.

Também fazem parte da programação do Santos Film Fest:

www.juicysantos.com.br - california brasileira hardcore em santos anos 90

– Cinema ao ar livre na Praça do BNH
– Virada Cinematográfica com café da manhã pra quem resistir até o fim da maratona!
– Bate-papo com Delson Matos Gomes e Wladimyr Cruz, santistas que realizaram longas metragens
– Prévia de Califórnia Brasileira, documentário que registra a cena hardcore nos anos 90 em Santos
– Sessão do filme e lançamento do livro Condado Macabro, da editora santista Simonsen

Você pode consultar as atrações de todos os dias do evento na nossa agenda da semana e acompanhar o Santos Film Fest no Facebook.