Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Santos e Indonésia promovem festival internacional de cinema

Um intercâmbio cultural entre Brasil e Indonésia.

Com passagem gratuita, a decolagem está marcada para acontecer aqui em Santos, neste fim de semana, entre os dias 27 e 29 de outubro (sexta-feira a domingo).

O destino? Bandung, cidade que, assim como Santos, também é conhecida como criativa pela Unesco e fica a 29 horas de São Paulo (em voo com 2 paradas).

Santos Bandung Film Festival

01_PRINCIPAL_SBFF Santos Bandung Film Festival Logo_Flavia Dantas 2017

Essa viagem vai rolar graças ao Santos Bandung Film Festival, que acontece no Cine Arte Posto 4.

A atividade, inserida na programação da Primavera Criativa, exibirá 15 curtas-metragens indonésios em sessões gratuitas, com cerca de 1h30 de duração, sempre a partir das 16 horas. Do lado de lá, eles vão assistir a filmes feitos aqui em terras caiçaras.

Ainda dentro a programação do festival, rolam teleconferências com a participação dos cineastas dos dois países. Além disso, as organizações brasileira e indonésia trocarão avaliações críticas a respeito de todos os filmes apresentados.

“A iniciativa começou quando Santos nos procurou oferecendo a proposta de cooperação. De imediato, procuramos acolher e agora estamos realizando o primeiro festival internacional de cinema de Bandung”, explica o indonésio Sofyana Ali Bindiar, diretor do festival.

Programação

Sexta-feira (27 de outubro)

É Tudo Sobre…
NOX
O Leilão dos Predadores
Roy Wolst
O Sultão

Sábado (28 de outubro)

A Jornada do Poderoso Garuda Wisnu Kencana
O Dilema
O Destino Humano
Assombração
Água Sagrada

Domingo (29 de outubro)

A tradição
Por trás da Pele
Raugan Bobotoh Sem Limites
Hotel das Aguas Minerais
A circuncisão

#013 na Indonésia

É claro que, se nós vamos apreciar o trabalho dos indonésios, eles também tiveram acesso a produções santistas. Por lá, as sessões aconteceram entre os dias 20 e 22 de outubro e foram exibidos os seguintes trabalhos:

O Pequeno Monstro (Nildo Ferreira e Kauê Nunes), Fragmentos do Tempo (Bruno Canuto), Azuis (Kettyh Oliveira), Carregadores do Monte (Cássio Santos), Dente por Dente (Nildo Ferreira e Kauê Nunes), Santos eu te amo (Instituto Querô), Sutura (Larissa Melo), Transformações (Cássio Santos e Júlio Lucena), Desconforto (Daniel Bueno), Janela (Paulo Corrêa), Seu José (Sileno Alexandre), Sobre Rodas (Walter Henri), Janelas da Cidade (Tammy Weiss), Nau Insensata (Cristiano Sidotti), Vidas ao Mar (Raphael Cappelo e Leonardo Figueiredo), Ferida (Dandi Queiroz), Sangria (Iasmin Alvarez), Feliz Ano Novo (Mônica Donatelli) e Por Ela (Dandi Queiroz).

Quantos deles você conhece?

O Cine Arte Posto 4 fica na orla do Gonzaga, próximo à Concha Acústica e quase em frente ao Canal 3.