Querô produz documentário em asilo da região
Ter alguém para conversar, ouvir as diferentes histórias que os idosos têm para contar, estimular o trabalho em equipe e resgatar a história do cinema. Foi pensando nessas pequenas ações que os jovens das Oficinas Querô resolveram fazer a segunda produção do ano no asilo Lar Vicentino, em São Vicente.
As filmagens acontecem nesta semana, em dois dias, e o documentário será realizado a partir de ações desenvolvidas pelos jovens com os idosos que vivem no asilo.
Na primeira visita, a ação consiste no trabalho em equipe, no qual os jovens junto com a ajuda dos idosos, vão pintar os muros do asilo, sendo uma forma de deixar uma lembrança física e visual no local, além de poder conhecer e ter o primeiro contato com os moradores do Lar Vicentino.
No segundo dia, é a vez de resgatar a história do cinema e registrá-la por meio de um ensaio fotográfico. Inspirados em cartazes famosos, os idosos serão vestidos com roupas de filmes que marcaram história e, a partir dessa ação, os jovens irão documentar e explorar as expressões e os diferentes detalhes que cada morador têm para contar. No dia da estreia do curta metragem, em dezembro, será realizada uma exposição com as fotos feitas durante o encontro.
As diretoras
Com o nome provisório de “Momentos”, o curta metragem terá a direção de duas meninas das Oficinas: Maria Gabrielli Barros, de apenas 14 anos, e Nicole Vasconcelos, de 16 anos.
“Sabemos o quanto é importante esse contato das pessoas que vivem lá com quem vem de fora. É uma forma de levar companhia a eles e afastar um pouco a solidão. Realizar essa ação será uma experiência para nós não só como produtores audiovisuais, mas para colocarmos em prática tudo o que aprendemos sobre cidadania durante as aulas das Oficinas Querô”, conta Maria Gabrielli.
Para Nicole, o mais importante do documentário é explorar os detalhes de cada um. “A história não está só na fala, mas também nos gestos. Vamos focar neles se vestindo, se divertindo e ouvir atentamente cada um, que sem dúvida têm muita coisa para contar”.
O Lar Vicentino fica na Rua Carijós, 139, em São Vicente. Atualmente, 55 idosos vivem no local, sendo 38 mulheres e 17 homens. A moradora mais velha tem 98 anos de idade.
Oficinas Querô
Projeto social do Instituto Querô, as Oficinas Querô é formada por jovens de 14 a 17 anos, de baixa renda e integrantes de escolas públicas da Baixada Santista. Desde o início de abril, a turma passou por atividades de formação em produção audiovisual, além de aulas de empreendedorismo e cidadania. Até o momento, os jovens que fazem parte do projeto em 2014, já realizaram a gravação da ficção Azul da Cor do Mar, que segue em fase de edição. A estreia dos curtas metragens acontece em dezembro, em sessão especial no Cine Roxy.
By: Ivan De Stefano