Texto porFlávia Saad
39 anos - Santos (SP)

Os 25 anos do Cine Arte Posto 4

Dezembro traz muitas celebrações. Aqui em Santos, uma delas é mais que especial: o Cine Arte Posto 4 completa 25 anos de filmes fora do circuito, adoração à sétima arte e uma programação incrível que agrada em cheio ao público fiel do espaço.

A sala, que hoje atende pelo nome Rubens Ewald Filho (um dos filhos pródigos da terrinha quando se fala de cinema), vai exibir, ao longo do mês, os 25 principais filmes desse quarto de década.

O melhor de tudo: as sessões, com um filme apresentado por dia, têm entrada gratuita.

A curadoria foi realizada pela atual coordenadora de cinemas da Secult, Raquel Pellegrini, e do produtor cultural Nívio Mota, que esteve à frente do Cine Arte durante 12 anos, com apoio da locadora Vídeo Paradiso.

Na lista, estão os títulos de maior bilheteria na sala alternativa e também produções raras e emblemáticas que marcaram a história do equipamento (e, por que não dizer, do cinema mundial, como o alemão Asas do Desejo, o francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o argentino Medianeras e também produções nacionais, como Estômago e Lavoura Arcaica.

cine arte posto 4

Leia também
Cine Arte Posto 4 – um pouco sobre a história do espaço (matéria de 2013)
A reabertura do Cine Arte Posto 4 (matéria de 2015)

Os filmes são apresentados entre os dias 4 e 30 de dezembro (exceto nos dias 24 e 25, por conta do Natal), sempre às 16 horas, 18h30 e 21 horas.

Veja a agenda completa da celebração dos 25 anos do Cine Arte Posto 4:

Dia 4/12
Asas do Desejo
Direção de Wim Wenders
Classificação: 12 anos
Coprodução entre Alemanha e França, de 1987. Drama/fantasia.
A trama é ambientada na Berlim pós-guerra, onde Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles leem os pensamentos das pessoas e tentam confortar a solidão e a depressão que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista (Solveig Dommartin), deseja tornar-se humano.

Dia 5/12
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
Direção de Pedro Almodóvar
Espanha, 1988. Comédia dramática
Classificação: 16 anos
Numa das coberturas mais chiques da Espanha, três mulheres chegaram a seu limite psicológico. A sexy Pepa está sempre obcecada com Iván, o amante que terminou com ela deixando um recado na secretária eletrônica. Sua melhor amiga, a neurótica Candela, procura refúgio na casa de Pepa, pois recentemente descobriu que seu amante é um terrorista. E a ex de Ivan, Lucia, acaba de voltar de uma estadia de 20 anos em uma instituição para doentes mentais.

Dia 6/12
Lanternas Vermelhas
Direção de Zhang Yimou
China, 1991. Comédia dramática
Classificação: 12 anos
Na China de 1920, Songlian (Li Gong) é uma universitária de 20 anos que é forçada a se casar com um homem bem mais velho depois que sua mãe morre e sua tia não tem mais dinheiro para custear seus estudos. Seu marido é um homem de 50 anos que já tem mais três esposas, todas morando em casas diferentes. Cada noite ele decide com quem vai dormir, e a escolhida ganha massagem, lanternas vermelhas acesas e o direito de escolher o cardápio do dia seguinte. Tal costume gera rivalidade entre as esposas.

Dia 7/12
Farinelli
Direção de Gérard Corbiau
França, 1994. Drama
Classificação: não informada
Carlo Broschi (Stefano Dionisi) é um jovem de talento vocal que, na tradição barroca italiana, é castrado para manter o timbre tonal da pré-puberdade em idade adulta. Crescendo como Farinelli, Carlo, juntamente com o irmão e compositor Riccardo (Enrico Lo Verso), cumprem o sonho de seu falecido pai, de não se separarem. Só que a partir do momento em que o grande compositor George Friederich Haendel (Jeroen Krabbé) lhes faz ver que a voz de Carlo merece muito mais que a música de Riccardo, que os dois irmãos passam a ver no seu laço uma prisão.

Dia 8/12
A Cor do Paraíso
Direção de Majid Majidi
Irã, 1999. Comédia dramática
Classificação: Livre
Mohammad (Mohsen Ramezani) é um garoto em uma instituição para cegos, em Teerã. Ele espera por seu pai, que vai buscá-lo para as férias de verão. Enquanto aguarda, o jovem percebe que um passarinho cai do ninho. Mohammad consegue pegar o pássaro, subir na árvore e colocá-lo de volta. O pai finalmente chega e leva o filho para a Aldeia, onde toda a família vive. O pai de Mohammad tem vergonha de seu filho, por ele ser cego e quer arranjar um casamento para se livrar dele.

Dia 9/12
Lavoura Arcaica
Direção de Luiz Fernando Carvalho
Brasil, 2001. Drama
Classificação: 14 anos
André (Selton Mello) é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro (Leonardo Medeiros), seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana (Simone Spoladore).

Dia 10/12
Amor à Flor da Pele
Direção de Wong Kar-Wai
França e Hong Kong, 2001. Romance/drama
Classificação: 12 anos
Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está frequentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.

Dia 11/12
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Direção de Jean-Pierre Jeunet
França e Alemanha, 2001. Comédia/romance
Classificação: 14 anos
Amélie é uma menina francesa que cresceu isolada das outras crianças. Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador. Decide procurá-lo e, anonimamente, entregar o pertence ao dono. Ao notar que ele chora de alegria por reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas.

Dia 12/12
Amores Brutos
Direção de Alejandro González Iñárritu
México, 2001. Drama/suspense
Classificação: 18 anos
Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir desse momento, três pessoas envolvidas se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche). Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso.

Dia 13/12
O Filho da Noiva
Direção de Juan José Campanella
Espanha e Argentina, 2002. Comédia dramática
Classificação: livre
Aos 42 anos, Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada, que sempre lhe exige atenção. Em meio a todas estas responsabilidades, Rafael sofre um ataque cardíaco, o que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância que o ajuda a reconstruir seu passado.

Dia 14/12
As Invasões Bárbaras
Direção de Denys Arcand
França e Canadá, 2002. Comédia dramática
Classificação: 18 anos
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto, recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.

Dia 15/12
A Professora de Piano
Direção de Michael Haneke
Alemanha, França e Áustria, 2002. Drama/suspense
Classificação: 18 anos
Erika Kohut (Isabelle Huppert) trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe (Annie Girardot) aos 40 anos. Quando não está dando aulas, Erika costuma frequentar cinemas e shows pornôs em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.

Dia 16/12
Dolls
Direção de Takeshi Kitano
Japão, 2002. Japão
Classificação: 10 anos
Tripartido, o filme apresenta três conjuntos de personagens. Foca nas imagens, apresentando poucas falas. Nas tramas, um jovem chamado Matsumoto rejeita casar-se com sua noiva para se relacionar com a filha do presidente da empresa na qual trabalha. Quando sua ex-noiva tenta cometer o suicídio, ele a leva para o hospital. Outro jovem, desta vez chamado Nukui, cega a si próprio após um terrível acidente que desfigura uma pop-star pela qual era obcecado. Na terceira trama, um velho integrante da Yakuza (máfia japonesa) tenta de algum modo reencontrar sua namorada da juventude.

Dia 17/12
Amarelo Manga
Direção de Cláudio Assis
Brasil, 2003. Drama
Classificação: 16 anos
Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias. Um açougueiro que, apesar de louvar sua mulher evangélica, mantém uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homossexual que sonha em conquistar o açougueiro. Com Dira Paes, Matheus Nachtergaele, Leona Cavalli, Jonas Bloch e Chico Díaz. Música de Lúcio Maia, Jorge du Peixe e Nação Zumbi.

Dia 18/12
Old Boy
Direção de Park Chan-Wook
Coréia do Sul, 2003. Suspense/drama
Classificação: 12 anos
Em 1988, Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos. Ele é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair, liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma tevê ligada, na qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa.

Dia 19/12
Dogville
Direção de Lars von Trier
Coprodução de França, Itália, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda, 2003. Suspense/drama
Classificação: 14 anos
Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de mafiosos. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o autodesignado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este ‘período de testes’, Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica, os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo.

Dia 20/12
Estamira
Direção de Marcos Prado
Brasil, 2006. Documentário
Classificação: 10 anos
Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global e fala também com uma lucidez impressionante, o que permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela.

Dia 21/12
Medos Privados em Lugares Públicos
Direção de Alain Resnais
França e Itália, 2006. Drama/romance
Classificação: 12 anos
Paris, inverno. Charlotte (Sabine Azéma), Gaelle (Isabelle Carré), Nicole (Laura Morante), Lionel (Pierre Arditi), Thierry (André Dussollier) e Dan (Lambert Wilson) são pessoas solitárias em busca do amor. O destino faz com que suas vidas ora se cruzem, ora se afastem.

Dia 22/12
Estômago
Direção de Marcos Jorge
Itália e Brasil, 2007. Drama.
Classificação: 16 anos
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

Dia 23/12
Mary & Max – Uma amizade Diferente
Direção de Adam Elliot
Austrália, 2009. Animação/comédia/drama
Classificação: 10 anos
Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

Dia 26/12
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
Direção de Gustavo Taretto
Coprodução entre Espanha, Argentina e Alemanha, 2011. Romance/comédia
Classificação: 12 anos
Martin (Javier Drolas) está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira como a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Web designer meio neurótico, pouco sai e fica grande parte do tempo no computador. É por meio da internet que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizinha também solitária e desiludida com a vida moderna numa grande cidade.

Dia 27/12
Meia-Noite em Paris
Direção de Woody Allen
Estados Unidos, 2011. Comédia/romance
Classificação: 10 anos.
Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas também rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida.

Dia 28/12
Branca de Neve
Direção de Pablo Berger
Espanha e França, 2013. Ficção/drama
Classificação: 12 anos
Sevilha, Espanha, 1920. Carmen (Macarena García) viveu toda a infância com sua terrível madrasta, Encarna (Maribel Verdú). Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver como toureira, na intenção de apagar seu passado traumático. Durante a viagem, ela recebe a ajuda de sete anões toureiros, que decidem protegê-la a todo custo.

Dia 29/12
Alabama Monroe
Direção de Felix Van Groeningen
Bélgica, 2014. Drama
Classificação: 16 anos
Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) se apaixonam à primeira vista. Ele é um músico romântico e ela a realista, dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.

Dia 30/12
A Grande Beleza
Direção de Paolo Sorrentino
Itália e França, 2013. Comédia/drama
Classificação: 14 anos
Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance ‘O Aparelho Humano’, escrito décadas atrás, não concluiu nenhum outro livro. Desde então a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida.