Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Festival inscreve para oficinas gratuitas de cinema em Santos

O Santos Film Fest 2019 acontece entre os dias 26 de junho e 3 de julho, ou seja, nesse período vão rolar MUITAS exibições gratuitas de filmes na cidade. Mas, mais do que isso, essa também é uma oportunidade de participar de oficinas gratuitas de cinema em Santos.

No total, a programação terá 10 atividades. Serão oficinas e também palestras e bate-papos.

Com exceção da aula de desenho para filmes infantis, todas as atividades têm vagas limitadas e, por isso, é necessário se inscrever. Confira a programação de oficinas gratuitas de cinema em Santos e se houver interesse, clique sobre o nome para garantir a sua inscrição 🙂

Oficinas gratuitas de cinema em Santos

juicysantos.com.br - Oficinas gratuitas de cinema em Santos

1. Bate-papo: A Arte da Atuação

Para começar a programação com o pé direito, os atores Ondina Clais e Luciano Quirino falam sobre a atuação em cinema. Durante a conversa, eles compartilham suas experiências de atuação no cinema e também em TV e no teatro. Além disso, darão um panorama do mercado de atuação no Brasil.

Quinta-feira, 27 de junho, das 15h30 às 17h30 no Sesc Santos

2. Oficina: Desenvolvimento de projetos e marketing cultural

A oficina será ministrada pela Selo Criativo e tem o objetivo de conectar ideias e propósitos que poderão resultar em projetos relevantes à sociedade. Durante a aula, rola desde o uso de metodologias criativas, mapas mentais até dinâmicas entre os participantes.

Sábado e domingo, 29 e 30 de junho, das 9 ao meio-dia na Open House Idiomas

3. Oficina: Roteiro e Storytelling

Bruna Berthond fala sobre a criação de roteiro e storytelling. Os participantes aprendem, por exemplo, técnicas para deixar as histórias mais marcantes e como trabalha-las dentro de um prazo curto.

Primeiramente, a aula é teórica e aborda os arquétipos, modelos narrativos e formatos Em seguida, na segunda parte, os alunos colocam as mãos na massa e são divididos em grupos para criar uma história e por fim, discussão das histórias criadas no exercício.

Sábado, 29 de junho, das 14 às 17 horas, na Open House Idiomas

www.juicysantos.com.br - rodrigo bernardo diretor santista

4. Bate-papo com o cineasta Rodrigo Bernardo

Cineasta santista com destaque nacional, Rodrigo Bernardo tem no currículo, por exemplo, a série (Des)encontros e o longa-metragem Talvez Uma História de Amor. Além disso, será o diretor do filme brasileiro do Jaspion e também está preparando a cinebiografia do Charlie Brown Jr.

Neste encontro, ele abordará sua trajetória profissional e o mercado audiovisual brasileiro.

Sábado, 29 de junho, às 16 horas no Cine Roxy 4

5. Bate-papo: Audiovisual e Economia Criativa: diálogos possíveis

A diretora-executiva da SP Cine, Malu Andrade, leva ao público um panorama da SP Cine e aborda o fomento ao audiovisual em São Paulo, dificuldades perspectivas e a relação com a economia criativa.

Domingo, 30 de junho, às 14 horas no Museu da Imagem e do Som de Santos

6. Palestra: A Dimensão Micropolítica no Documentário Contemporâneo

O Professor Doutor Jamer Guterres de Mello é docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e desenvolve pesquisa sobre as dimensões micropolíticas no documentário contemporâneo.

Domingo, 30 de junho, às 15h30 no Museu da Imagem e do Som de Santos

7. Oficina: Produção e Direção de filmes independentes

Com os cortes realizados pela ANCINE a produção audiovisual brasileira entrará em risco nos próximos anos. Por isso, o cineasta Elder Fraga falará com o público de Santos sobre a produção independente. Se acaso você não conhece o cara, ele é produtor e diretor e possui amplo currículo de realizações neste sentido, inclusive com indicações premiações em festivais Brasil afora.

Domingo, 30 de junho, das 15h30 às 18h30 no Sesc Santos

8. Palestra: Introdução à crítica de cinema e panorama do segmento no Brasil

André Azenha é crítico de cinema há 15 anos. Durante a palestra, a profissional abordará como é o trabalho de um crítico e o segmento no país.

Segunda-feira, 1º de julho, das 9h30 às 11h30 na Open House Idiomas

9. Palestra com o Professor Doutor Rogério Ferraraz

Detalhes em breve.

Segunda-feira, 1º de julho, no Museu da Imagem e do Som de Santos

10. Curso: desenho de personagens de filmes infantis

O quadrinista Denis Dym Freitas e equipe ensinam desenho para filmes infantis. Essa oficina não requer inscrição, pois o público é rotativo.

Sábado e domingo, 29 e 30 de junho, das 16 às 19 horas, no Shopping Pátio Iporanga