Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Conheça Mães-do-fogo, filme santista contemplado no PROAC

Santos é uma cidade criativa de cinema. E, a cada dia, o título dado pelo Unesco se mostra mais necessário. Afinal, a cidade recebe inúmeras gravações de filmes e séries. Além disso, conta com várias salas de cinema por aqui, talentos ganhando espaço nacional e instituições que se dedicam a ensinar a sétima arte. 

Dessa vez, o destaque fica por conta de Mães-do-fogo, filme santista contemplado pelo PROAC.

O que já sabemos sobre Mães-do-fogo

Nós ficamos mega orgulhosos de ver o anúncio de Mães-do-fogo no Diário Oficial de São Paulo.

Os santistas Catharina Apolinário, Danilo Tavares e Renato Azevedo conquistaram o edital em meio a várias inscrições. Com isso, arrecadaram o valor necessário para desenvolver o roteiro do filme. Em resumo, a parceria dos três terá como resultado uma reparação histórica no papel das mulheres dentro das culturas tradicionais no estado.

juicysantos.com.br - Mães-do-fogo

Para isso, o longa-metragem apresentará mulheres que são expressões vivas de tradições, saberes e fazeres, habilidades, linguagem e cosmologia próprias de culturas tradicionais caiçaras, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Além disso, benzedeiras e mães de santo aqui da região também farão parte da narrativa.

“No estado de São Paulo, percebemos uma lacuna quando se conta a história das tradições culturais, que não garantem ao esforço feminino sua real importância para existência destas culturas. Queremos preencher esse vazio contando a história destas mulheres vivas, que ficarão registradas para posteridade”, comenta Catharina Apolinário, uma das idealizadoras.

O valor do PROAC vai para a produção do roteiro do filme. O projeto também realizará duas Oficinas de Cinema Digital em comunidades tradicionais.

De acordo com os idealizadores, a participação de mulheres será enfatizada. Ainda segundo eles, os participantes poderão integrar a equipe de produção quando as gravações tiverem início – o que depende da obtenção de patrocínio para essa fase.

Se você tiver interesse em ser um patrocinador, basta entrar em contato com eles.

O que são Mães-do-fogo

Não entendeu o nome do filme? Calma, a gente te explica.

No dialeto caiçara, mãe-do-fogo ou mãe-de-fogo é uma madeira usada para manter o fogo aceso. Essa foi a perspectiva usada para dar nome ao filme. Um simbolismo lindo, né?