Instituto Querô e Dia Nacional do Cinema

Amanhã, 19 de junho, é Dia Nacional do Cinema. Mas no Instituto Querô, aqui em Santos, o cinema não tem dia nem hora pra acontecer.

Um personagem especial dessa história faz parte também da equipe do Juicy Santos.

Nilton Ferreira, um dos 340 jovens que já passaram pelas oficinas de audiovisual do Querô, hoje dirige e edita os vídeos do Canal Juicy Santos.

Assine o Canal Juicy Santos

nilton ferreira instituto querô

Só temos a agradecer ao Nilton pelo trabalho e a visão incríveis que ele traz pro nosso conteúdo e ao Querô por estimular que pessoas como o Nilton sigam sua vocação e realizem o sonho de trabalhar com cinema em Santos, no Brasil e até no exterior.

Com cerca de 80 vídeos já produzidos, Nilton tem muito para comemorar no Dia do Cinema. “Foi por meio do audiovisual que consegui transformar a minha realidade social. Hoje, graças ao aprendizado que recebi nas Oficinas Querô em 2008, conquistei não só uma profissão, mas a capacidade de ir atrás dos meus objetivos e mudar a minha história”, comenta Nilton.

Entre trabalhos como diretor de fotografia e montador, o jovem já levou importantes prêmios para casa como o 6º Festival Visões Periféricas no documentário “De Catraia” (2012) – direção da jovem Damaris Ribeiro – e o 2º lugar no ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano com o curta “Pequeno Monstro” (2012), ficção do seu irmão Nildo Ferreira e Kauê Nunes, capacitados nas primeira turma das Oficinas Querô, em 2006.

O Dia Nacional do Cinema é comemorado hoje porque em 1898, o cinegrafista italiano Afonso Segreto registrou as primeiras imagens audiovisuais no território brasileiro: ele registrou a entrada da baía de Guanabara a bordo do navio francês Brésil.

O que é o Instituto Querô

Iniciado em 2004, após as filmagens do longa metragem “Querô” – direção de Carlos Cortez e produção da Gullane Filmes -, mais de 1200 jovens de regiões carentes da Baixada Santista participaram de oficinas de preparação de atores e 40 foram convidados para fazer parte do elenco.

O projeto ganhou continuidade por meio das Oficinas Querô e desde então, cerca de 340 jovens já passaram pelas Oficinas, recebendo anualmente, 714 horas de aulas de capacitação audiovisual e cidadania. Desses jovens, 33% seguem carreira e, em um levantamento com 120 jovens já capacitados, 35 deles entraram na universidade e 48% fazem ou concluíram o curso de Cinema.

Com o apoio do Unicef, SESC, Unimonte e cerca de 30 profissionais que ajudam na capacitação, os jovens das Oficinas já produziram desde o início do projeto, 43 filmes, recebendo 38 prêmios em diversos festivais de cinema do Brasil.