Texto porVinícius Carlos Vieira
TAGs

Descubra a história do sci-fi no cinema em curso no Sesc Santos

  • 1
    Share

No mês de julho, o Sesc Santos recebe diversos eventos que irão desvendar um dos gêneros mais importantes e desafiadores do cinema: a ficção científica.

No dia 21 deste mês, o crítico e editor do CinemAqui (assim como colunista do Juicy Santos), Vinicius Carlos Vieira, irá acompanhar uma sessão de um filme surpresa e direcionar uma discussão onde o público poderá entender suas referências e explorar as várias camadas desse que é um dos gêneros mais importantes do cinema. o projeto Desvendando o Filme começa às 15h.

Vinicius lembra que “poucos gêneros da literatura e do cinema buscaram enxergar o futuro mais que a ficção-científica”, e completa: “o cinema não seria nada sem a ficção científica”.

O curso passará por todas décadas do século XX e chega até ao século XXI tentando entender os movimentos e inspirações que a ficção científica recebeu para criar esses mundos incríveis. Do “prometeu moderno” até as viagens à lua, distopias opressoras e visões malucas do futuro, tudo servia de matéria prima para esse gênero que encantou os espectadores e ainda é um sucesso por onde passa.

“A ideia do curso é explorar a ficção científica no cinema e entender como ela ajudou a construir o cinema”, comenta Vinicius enquanto aponta: “Foi a ficção científica que ensinou ao cinema que era possível sonhar”.
“Enxergando o Futuro” mostrará o quanto ninguém enxerga o futuro melhor do que a ficção científica, assim como vê o gênero em uma posição privilegiada de enxergar sua própria realidade e poder distorcer esse reflexo enquanto mostra essa imagem paras seus fãs.

A inscrição pode ser feita na secretaria do Sesc ou direto pelo email [email protected], as vagas são limitadas.