Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
38 anos - Santos

Filmes (longas) rodados em Santos

Você sabia que muitos longas-metragens (além de comerciais, documentários e etc) são gravados aqui em Santos? Pois é! Fizemos uma breve pesquisa entre alguns longas-metragens atuais onde podemos ver cenas da nossa querida cidade retratada na grande tela.

Lula, o filho do Brasil
O filme conta a história do Luiz Inácio “Lula” da Silva, ex-presidente do Brasil, em uma versão smoothie. Cenas foram feitas no centro, incluindo a Bolsa do Café, Bacia do Mercado e o Porto. Estiveram na cidade Glória Pires (que faz a mãe do presidente), Lucélia Santos (professora) e quase 200 figurantes escolhidos aqui em Santos. O pai de Lula, Aristides (interpretado por Milhem Cortaz) trabalhava como estivador no Porto.

O Magnata
Com roteiro de Alexandre Abrãao – o Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr., O Magnata é um filme de ação, jovem, com o santista Paulinho Vilhena como protagonista. Como não poderia deixar de ser, várias cenas foram gravadas na descida da serra e no litoral de SP. Em Santos, cenas no Chorão Skate Park, com skatistas amadores e profissionais completam o longa-metragem.

Querô
Digirido por Carlos Cortez, é uma produção que ficou bastante conhecida na cidade. Primeiro porque se baseia na obra de Plínio Marcos (santista dos mais ilustres), e porque foi praticamente todo rodado aqui. A produção e preparação de elenco é um dos fatores mais incríveis: garotos moradores de áreas menos favorecidas da cidade foram selecionados para atuar no filme, dando mais tarde início ao projeto Oficinas Querô. Maxwell foi o garoto escolhido para interpretar o Jerônimo (ou Querô, como preferir), e acabou levando o prêmio de melhor ator no festival de Brasília, desbancando o Caio Blat e Daniel Oliveira! O elenco conta com Maria Luiza Mendonça, Ângela Leal, Ailton Graça, Milhem Cortaz e diversos garotos santistas, que depois de passarem por essa experiência cinematográfica acabaram ingressando no mercado de trabalho. Vale a pena ver, foi 100% gravado aqui!


Plastic City

Produção Brasil-China, tem como tema a máfia da pirataria e não poderia deixar de envolver o Porto de Santos, né? As cenas foram gravadas em abril de 2008, incluindo Milhem Cortaz (de novo!) Alexandre Borges, Phellipe Haagensen,  Tainá Müller, Antônio Petrin, além de alguns figurantes santistas (Nildo e Igor na cena da luta). O diretor decidiu gravar aqui depois de ver fotos do nosso porto, também incluindo cenas da bacia do Mercado Municipal. O filme também conta com uma parte mutcho loca, incluindo tomadas em alguma floresta da Mata Atlântica, do litoral paulista, além de ótimas cenas em São Paulo, no bairro da Liberdade.

Um amigo que trabalha com cinema (oi Samuka!) também comentou sobre os filmes abaixo que tiveram algumas cenas feitas aqui, que inclusive sairam numa matéria de A Tribuna.
A Última Estação
A Boca do Lixo
Confissões de um liquidificador
Luz nas trevas

Desde 2007, a cidade tem um órgão dedicado a apoiar e facilitar as produções cinematográficas, como filmes, curtas, comerciais, séries e novelas, o Santos Film Comission.

PS.: Se você curte cinema nacional, recomendamos também o blog made-in-santos que fala sobre o assunto: SalaBR!

Você conhece mais algum longa-metragem contemporâneo que foi rodado por aqui? Deixa aí nos comentários.